Fechar
GP1

Oeiras - Piauí

Oeiras terá atendimento gratuito a pacientes com sequelas da covid-19

O projeto será realizado por um grupo de fisioterapeutas a fim de conter o colapso na rede hospitalar.

Milhares de pessoas apresentam várias sequelas após serem diagnosticadas com a covid-19, independentemente do tempo após a contaminação. A fim de auxiliar pacientes que foram prejudicados, e com intuito de diminuir o fluxo na rede hospitalar diante do colapso na saúde, fisioterapeutas do estado iniciam atendimentos voluntários à pacientes com sequelas no município de Oeiras.

O GP1 entrevistou nesta quarta-feira (30) o fisioterapeuta Sílvio Alves, diretor do Centro Especializado em Reabilitação de Oeiras e coordenador do projeto. Sílvio explicou que o projeto já estava em andamento, atendendo pessoas de baixa renda do município, e visto o colapso na rede de saúde do estado, será expandido para os demais pacientes que apresentam sequelas após contaminação com covid-19.

“Já tem um grupo que volta e meia já faz atendimento voluntário a pessoas carentes do município, e a ideia é juntar esses profissionais para que possamos realizar agendamentos para monitorá-los [pacientes], atendê-los e também orientá-los”, explicou.

Segundo o coordenador, é possível observar que os pacientes que são contaminados com variantes da covid-19 apresentam mais sequelas da doença, como dispneia mais prolongada e até problemas neurológicos. Com isso, serão observadas as situações que necessitam de acompanhamentos e assim poderão orientar os pacientes.

Sobrecarga na rede hospitalar

Com o grande fluxo de pessoas nos hospitais do município e visto que Oeiras é uma das cidades que já consta com 100% dos leitos ocupados, a ideia é também fazer com que a rede hospitalar não seja sobrecarregada completamente. Com isso, nesse momento, a projeto visa atender aos pacientes dentro de suas casas, sob todos os cuidados necessários.

“Estamos reforçando a atenção básica e reforçando o centro covid, tudo na ideia desses pacientes não andarem em sobrecarga aos hospitais para tentar melhorar a situação na rede hospitalar e a gente conseguir não colapsar 100%”, afirmou Sílvio Alves.

Início do atendimento

A princípio o projeto conta a participação de sete profissionais voluntários, e deve iniciar já na próxima segunda-feira (05), atendendo os pacientes dentro de suas casas.

“A demanda inicial a gente espera que seja alta, mas muito mais pela questão da orientação. Ainda existe a ideia de que todas as pessoas que saem da covid precisem de tratamento, mas não é bem assim. O necessário é uma avaliação”, informou o coordenador.

Segundo ele, pelo menos sete pessoas devem ser atendidas por horário, que é cerca de 1h de atendimento. O projeto vai atender os residentes do município de Oeiras, tanto da zona urbana quanto da zona rural da cidade, mediante agendamento.

Como agendar o atendimento

Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo de Tarso, que funciona no bairro Rodagem de Floriano, ou através do telefone (89) 99464-1667.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.