Fechar
GP1

Nazaré do Piauí - Piauí

Juiz mantém prisão de ex-vereador acusado de matar Renata Costa

A decisão foi dada pelo juiz Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª Vara da Comarca de Floriano nesta sexta (23).

O juiz Noé Pacheco de Carvalho, da 1ª Vara da Comarca de Floriano, manteve a prisão do ex-vereador Francisco das Chagas Ferreira acusado do feminicídio contra a jovem Renata Costa Pereira, sua ex-esposa, moradora da zona rural de Nazaré do Piauí, que ficou desaparecida por quase três meses. A decisão foi dada nesta sexta-feira (23).

O magistrado pontuou que devido as circunstâncias das investigações da Polícia Civil, oferecer uma soltura ao ex-parlamentar poderia prejudicar o curso das diligências que foram colhidas anteriormente à sua prisão.

Foto: Reprodução/FacebookRenata Costa
Renata Costa

“Ao que consta dos documentos anexados a este feito, o pedido de prorrogação da prisão temporária é de extrema necessidade às investigações em curso, visto que a versão por ele (investigado) apresentada difere dos elementos há colhidos nos autos. Consta, ainda, como fundamento, que são necessárias novas diligências para elucidação do crime, sendo que a liberação de Francisco das Chagas Ferreira pode eventualmente causar prejuízo”, destacou.

Perícia encontrou vestígios de sangue no carro do acusado

Ainda na decisão, o juiz pontuou que a perícia realizada pela Polícia Civil encontrou vestígios de sangue humano em seus veículos. Outro fator que vai contra a soltura de Francisco das Chagas, foi a investigação ter encontrado um dos veículos em uma oficina sendo desmontado devido ao sangue encontrado.

“Ademais, é importante destacar que após a realização da perícia nos veículos Fiat Uno e D20 de propriedade do investigado, foi constatado vestígios de sangue humano. E considerando o fato que um dos veículos acima mencionados (fiat uno) foi encontrado em uma oficina totalmente desmontado para ser restaurado, inclusive com a retirada dos carpetes, demonstra que o intuito do suspeito era de destruir evidências do delito em investigação”, ressaltou.

Por fim, o juiz também destacou que “há elementos de provas colhidos contidos na investigação que indicam a participação, em tese, do representado no evento criminoso. De outro norte, da análise referente ao periculum libertatis, revela-se imprescindível, e apresenta-se como única alternativa logica e possível para se obter determinada prova ou conjunto de informações acerca do delito em investigação”.

Polícia confirmou a morte da jovem

No dia 24 de março A Polícia Civil do Piauí prendeu o ex-vereador de Nazaré do Piauí, Francisco das Chagas Ferreira, o Chaguinha, acusado de matar a jovem Renata Costa Pereira, sua ex-esposa, que estava desaparecida há quase três meses.

A informação da prisão foi confirmada ao GP1 pelo secretário de Segurança do Piauí, coronel Rubens Pereira, e pela Frente de Mulheres contra o Feminicídio do Piauí. O ex-vereador foi preso no povoado Barreiro, zona rural de Floriano.

De acordo com o secretário de Segurança, a Polícia Civil constatou que uma ossada encontrada há alguns dias é de fato da jovem Renata Costa. “Sim, ele foi preso. Foi expedido um mandado de prisão contra ele, e a polícia cumpriu na tarde de hoje. Uma ossada humana que tinha sido encontrada há alguns dias atrás e que tínhamos enviado para perícia realmente é da jovem”, informou Rubens Pereira.

Foto: Lucas Dias/GP1Coronel Rubens Pereira
Coronel Rubens Pereira

Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, o corpo de Renata foi encontrado às margens de uma estrada na zona rural de Rio Grande do Piauí, e após perícias e exames de DNA foi possível confirmar a identidade e a materialidade do crime. Após investigações, foi pedida prisão do ex-companheiro da jovem.

Entenda o caso

Renata Costa, moradora da zona rural de Nazaré do Piauí, desapareceu no dia 28 de dezembro de 2020 e desde então não houve mais notícias de seu paradeiro.

Segundo familiares da jovem, o ex-vereador e Renata tiveram um relacionamento conturbado.

O caso foi investigado a princípio pelo delegado Bruno Ursulino, e posteriormente a delegada Luana Alves, coordenadora do Núcleo de Feminicídio, realizou diligências em Nazaré do Piauí, para auxiliar nas investigações.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.