Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Políticos piauienses prestam últimas homenagens a Firmino Filho

O ex-prefeito foi encontrado morto na frente de um prédio em Teresina, nesta terça-feira, 06 de abril.

A morte do ex-prefeito Firmino Filho causou grande comoção, não só na capital, repercutindo inclusive fora do estado. Nas redes sociais, políticos lamentaram o falecimento trágico do ex-gestor, que foi encontrado morto na frente de um prédio em Teresina, na tarde desta terça-feira (06).

Dentre os políticos que prestaram homenagem ao ex-gestor, estão o senador Marcelo Castro, as deputadas federais Iracema Portella, Margarete Coelho e Rejane Dias, os deputados federais Fábio Abreu, Flávio Nogueira e Átila Lira e os deputados estaduais Marden Menezes e Júlio Arcoverde.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Firmino Filho
Firmino Filho

O ex-deputado estadual Luciano Nunes, presidente do PSDB no Piauí, também homenageou Firmino Filho. Além dele, o vereador Dudu (PT), que fez oposição ao ex-prefeito na Câmara Municipal, também manifestou pesar pela sua morte.

Veja as homenagens prestadas ao ex-prefeito Firmino Filho:

O senador Marcelo Castro (MDB) afirmou que Teresina perdeu hoje um dos seus nomes mais importantes e que ainda é difícil acreditar na morte do ex-prefeito. “Era um gestor nato, e foi muito importante e exemplar na condução da capital diante da pandemia do coronavírus. Firmino será lembrado sempre. Aos familiares, amigos e admiradores, meus mais sinceros sentimentos de pesar”, declarou.

A deputada federal Iracema Portella disse que está em choque com a morte repentina de Firmino Filho, de quem era amiga. “Como toda Teresina, estou em choque com a partida tão precoce do meu amigo Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina. Neste momento de dor, só posso pedir a Deus que o receba com amor e luz”, declarou.

Margarete Coelho, deputada federal pelo Progressistas, ressaltou a amizade que tinha com Firmino Filho e enfatizou que ele era apaixonado por Teresina. “Vivi inesquecíveis momentos e histórias com Firmino, um homem íntegro, de uma inteligência rara, pai de família exemplar, marido amoroso e apaixonado por Teresina. Firmino, meu amigo, seu amor por nossa cidade, cuidado e dedicação ao nosso povo nunca serão esquecidos porque em cada canto de Teresina tem muito de você”, frisou.

Para a deputada federal Rejane Dias (PT), Firmino foi um grande gestor e grande homem público. “Recebi com muito pesar e muita tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito Firmino Filho. Um grande gestor e um grande homem público que fez história em nossa capital. Uma perda irreparável para todos os teresinenses”, lamentou.

O deputado federal Fábio Abreu (PL) frisou que o ex-prefeito deixou uma marca em Teresina. “Infelizmente temos que lidar com mais essa notícia difícil. A morte de um homem que deixou a marca de seu trabalho em Teresina. É inegável que Firmino Filho dedicou grande parte de sua vida à nossa capital. Embora diversas vezes estivéssemos em lados políticos opostos, tivemos uma relação pacífica e diplomática. Por muitas vezes estivemos juntos para tratar sobre projetos para nossa cidade”, ponderou.


Nas palavras de Flávio Nogueira, deputado federal pelo PDT, Firmino Filho foi um político exemplar que deixará um grande legado. “Um homem íntegro, humano, que lutou pelas grandes causas do nosso Estado, e em especial, da nossa Teresina, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos da nossa gente. Um político exemplar que deixará em nossas lembranças seu legado”, ressaltou.

O deputado federal Átila Lira (Progressistas) disse que a morte do ex-gestor é uma perda inestimável. “Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito Firmino Filho. Ele foi um grande gestor e um grande homem público que fez muito pela nossa capital”, colocou.

O ex-deputado estadual Luciano Nunes, presidente do PSDB no Piauí, lembrou que ingressou na política após convite de Firmino. “Hoje é um dia triste, difícil de acreditar e até de falar. São muitos anos de amizade e parceria. Foi através de um convite do Firmino Filho que entrei para a vida política. Tive a oportunidade e alegria de trabalhar com o Firmino fazendo parte da sua gestão enquanto prefeito da nossa cidade, momentos de muito aprendizado”, destacou.

O deputado estadual Marden Menezes disse que o ex-prefeito de Teresina foi sua grande referência política. “Uma enorme perda para o Piauí e para o Brasil. Firmino deixa um legado de serviços prestados à população teresinense e piauiense. Foi a minha referência quando ingressei, ainda muito jovem, no PSDB”, lamentou.

Júlio Arcoverde, deputado estadual pelo Progressistas, afirmou que o ex-prefeito é uma referência para todos aqueles que fazem política no Piauí. “Perdemos um grande amigo, aliado político, cidadão de bem, pai de família exemplar; sua trajetória está marcada na história da política”, colocou.

O vereador Dudu (PT), que na Câmara Municipal integrou a oposição durante as gestões de Firmino Filho, esclareceu que o respeito e o diálogo sempre prevaleceram, e ressaltou que a morte do ex-prefeito é uma perda irreparável. “Apesar das diferenças políticas, o respeito e diálogo sempre prevaleceram. É certamente uma perda irreparável. Deixamos aqui o nosso agradecimento aos serviços prestados à população de Teresina e a nossa solidariedade aos familiares e amigos”, declarou o parlamentar.

Wellington Dias

Pouco tempo após se noticiada a morte de Firmino, o governador Wellington Dias (PT) se pronunciou. Ele disse que a história do ex-prefeito se confunde com a história de Teresina.

“Ainda extremamente consternado com a notícia do falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Uma pessoa sempre de bem, com muita energia, que se dedicou por anos à nossa capital. Prefeito por quatro mandatos, a história dele se confunde à história de Teresina”, declarou o chefe do executivo estadual.

Ciro Nogueira

Amigo e grande aliado de Firmino, Ciro Nogueira afirmou que Teresina fica órfã com a morte do ex-gestor. “Estamos todos um pouco órfãos com a morte de Firmino Filho, um acontecimento que nos choca, nos entristece, nos comove. Mas, ainda que desfalcados da essencial companhia deste nosso amigo, do teresinense que fez da cidade sua paixão, acreditamos que podemos seguir firmes. Seu trabalho e seus exemplos haverão de seguir vivos conosco”, destacou o senador.

Morte

Firmino Filho foi encontrado morte a tarde desta terça-feira, 06 de abril, na frente do edifício Manhattan River Center, situado na Avenida Arêa Leão, zona leste de Teresina.

De acordo com informações colhidas pelo GP1, o ex-prefeito estava no escritório do Tribunal de Contas da União (TCU), quando caiu do 14º andar do prédio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.