Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina vai receber 15 mil doses da Pfizer, afirma Wellington Dias

Devido às condições em que a vacina estará acondicionada, o imunizante será usado somente em Teresina.

O governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacinação no Brasil, Wellington Dias (PT), antecipou ao GP1 na noite desta sexta-feira (30) que Teresina vai receber o total de 15 mil doses da vacina da Pfizer, que deve ser aplicada no público alvo de 55 a 59 anos com comorbidades.

Devido às condições climáticas em que a vacina vai estar acondicionada, o imunizante deve ser usado de forma exclusiva nas capitais dos estados. “São 15.000 doses. Já acertamos de aplicar em Teresina, onde temos segurança na armazenagem”, afirmou o governador ao GP1.

Foto: Alef Leão/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Paciente deve aguardar 15 minutos

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, confirmou que os pacientes que receberem a dose deverão ficar na unidade hospitalar durante 15 minutos. Caso ocorra alguma reação alérgica, a pessoa será atendida de imediato.

A FMS está elaborando uma logística diferenciada para a aplicação do imunizante, uma vez que desta vez o sistema de drive-thru não será adotado por conta das condições de temperatura na qual a vacina deve estar acondicionada.

Foto: Lucas Dias/GP1Gilberto Albuquerque
Gilberto Albuquerque

Armazenamento no HU-UFPI

Por conta das condições climáticas em que a vacina da Pfizer deve ficar armazenada, a FMS deve guardar as doses no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que possui estrutura para tal. O Ministério da Saúde recomendou que a princípio as doses da vacina fossem aplicadas somente nas capitais brasileiras, devido às condições de armazenamento da vacina, que deve ser conservada em caixas de temperaturas entre – 25° C e – 15° C.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.