Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa decide manter contratos com o setor cultural

A decisão foi tomada uma semana depois que Robert Rios anunciou a suspensão desses contratos.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, decidiu manter os contratos com as ONGs que prestam serviços para o poder público municipal até o final do ano. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (18) e acontece uma semana depois que o vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios, anunciou a suspensão desses contratos.

O objetivo da prefeitura é garantir a execução dos projetos culturais já existentes para que nesse período seja debatido um novo modelo de gestão juntamente com a classe artística e a população em geral sem colocar em risco o andamento dos projetos.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa
Dr. Pessoa

Na nova proposta está a ampliação dos projetos culturais e ainda uma maior contratação de profissionais da área da cultura. Após debatido e finalizado, o projeto será encaminhado para votação na Câmara Municipal de Teresina.

Dr. Pessoa reafirmou o seu compromisso com a cultura da capital e que a gestão está aberta para o diálogo. “O que estamos fazendo é uma gestão transparente, onde todos são ouvidos independente de questões partidárias”, declarou.

Atualmente a gestão municipal tem contratos na área da cultura com a Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina e Associação dos Amigos do Balé da Cidade, juntas elas administram as orquestras municipais, Banda Escola, Balé da Cidades e diversos cursos realizados no Palácio da Música e nos teatros municipais.

Polêmica

O anúncio da suspensão dos contratos na semana passada causou polêmica entre a classe artística. Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina chegou a realizar uma coletiva quando afirmou que não houve uma conversa entre as instituições culturais e a prefeitura.

O maestro Aurélio Melo, da Orquestra Sinfônica de Teresina, chegou a dizer que o clima era de apreensão entre os músicos, que temiam o fim das atividades da orquestra. Já Samuel Alvis, bailarino do Balé da Cidade, disse que a determinação era um retrocesso e que a medida deveria prejudicar o trabalho dos artistas.

Embate entre Sílvio Mendes e Robert Rios

A suspensão dos contratos também foi motivo de discussão entre o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, e Robert Rios depois que o ex-gestor criticou o rompimento de contrato da Prefeitura de Teresina com a Orquestra Sinfônica e chamou Robert de mentiroso. Em resposta, o secretário de Finanças da capital gravou um vídeo, que foi compartilhado no grupo “Xico Prime”, chamando o médico de “pústula”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.