Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Público de 40 a 59 anos pode agendar vacina contra covid-19 em Teresina

A vacinação prossegue também para gestantes e puérperas portadoras de comorbidades.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina abriu no final dessa segunda-feira (17) o agendamento para a vacinação contra covid-19 do público a partir de 40 anos até 59 anos com comorbidades, pessoas com deficiência permanente. Além desses grupos pessoas com transtorno do espectro autista, com síndrome de down e pessoas com paralisia cerebral estão aptas a ser imunizadas a partir dos 18 anos.

De acordo com a FMS, para ter acesso à vacina basta entrar no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ e realizar o agendamento da primeira dose. O interessado deve clicar no botão “agendamento público-alvo”, que levará a uma página onde ele deve escolher o público ao qual pertence. Depois disso, é só inserir os dados pessoais, escolher local, dia e hora da vacinação.

Além destes grupos, a vacinação prossegue para gestantes e puérperas portadoras de comorbidades.

Vacina Pfizer

O imunizante administrado para estes grupos será o produzido pelo laboratório Pfizer, que requer condições especiais de armazenamento e administração. Para isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou uma estrutura especial em hospitais e em auditórios, permitindo assim uma vacinação ágil e segura. Os pontos são Teresina Shopping, Centro Universitário Uninovafapi, Hospital da Primavera, Hospital do Buenos Aires, Hospital do Promorar e Hospital Universitário (HU).

“As pessoas devem se dirigir aos pontos com documento de identidade, CPF ou cartão SUS; comprovante de endereço que comprove que são residentes do município de Teresina e mais um documento que comprove de que grupo elas fazem parte, no caso um laudo ou uma receita que deixe claro à equipe de vacinação a que grupo pertencem”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina. Para gestantes, é pedido ainda que apresente o cartão da gestante ou laudo médico; e para as puérperas, certidão ou declaração de nascimento do bebê, além do laudo que comprove a comorbidade para ambos os grupos. Para pessoas com deficiência permanente, é pedido um laudo médico que comprove sua condição.

Idosos

Estão abertos ainda o agendamento de vacinação para idosos que por algum motivo ainda não conseguiram se imunizar contra a covid-19. Para aqueles que ainda vão tomar a primeira dose, será administrado o imunizante da Astrazeneca em quatro Unidades Básicas de Saúde. Também é possível agendar a segunda dose da coronavac para pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que tomaram a primeira dose deste imunizante, estando no prazo ou mesmo em atraso. Este grupo será direcionado para sete UBS da cidade.

O acesso também é por meio do site Vacina Já, na opção “agendamento público alvo”. “Chamamos atenção para que as pessoas que vão tomar a segunda dose não deixem de especificar no momento do agendamento, marcando a opção ‘Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda’ no site”, ressalta Emanuelle Dias.

Confira a lista de comorbidades que têm direito à vacina contra a covid-19. Mais informações sobre cada uma delas estão disponíveis no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde:

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

Hipertensão arterial estágio 3;

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

Insuficiência cardíaca (IC);

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndromes coronarianas;

Valvopatias;

Miocardiopatias e Pericardiopatias;

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias congênita no adulto;

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

Doença cerebrovascular;

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos;

Anemia falciforme;

Obesidade mórbida;

Síndrome de down;

Cirrose hepática.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.