Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores denunciam descarte irregular de lixo no centro de Teresina

A Semduh informou que equipes da prefeitura vão ao local retirar o lixo acumulado.

Moradores da Rua São Pedro, localizada na região centro/sul de Teresina, denunciaram ao GP1 nesta quinta-feira (06), o descarte irregular de lixo em um terreno abandonado, localizado no cruzamento com a Rua David Caldas.

Segundo uma moradora, que não quis ser identificada, o terreno onde o lixo está sendo descartado funcionava como um estacionamento, que foi desativado devido a pandemia. “É um estacionamento abandonado, que foi desativado por falta de movimento. Lá está cheio de lixo há vários meses, o proprietário não cuida. Por isso as pessoas jogam lixo e os moradores de rua defecam no local”, relatou.

Foto: Reprodução/WhatsAppTerreno fica localizado na Rua São Pedro
Terreno fica localizado na Rua São Pedro

A moradora disse que na última segunda-feira (03), houve um princípio incêndio no local e os bombeiros tiveram que ser acionados. “A situação está ficando muito perigosa. Devido a quantidade de lixo inflamável, houve um incêndio no local, ameaçando as casas vizinhas. Os bombeiros tiveram que ser acionados para poder controlar o fogo. A situação está insustentável”, lamentou.

Foto: Reprodução/WhatsAppPrincípio de incêndio na Rua São Pedro
Princípio de incêndio na Rua São Pedro

Na rua moram muitos idosos, que segundo ela estão sendo os mais prejudicados com a situação, já que o lixo está causando diversas doenças em todos que vivem na região. “O lixo está causando doenças nos idosos que moram nas casas próximas. Eles estão com crises de vômito e diarreia, inclusive dois já foram hospitalizados”, finalizou a moradora, indignada.

Outro lado

Procurada na manhã desta quinta-feira (06), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) informou que equipes da prefeitura vão ao local retirar o lixo acumulado nesta sexta-feira (07) e que o proprietário do terreno será acionado e notificado.

Confira a nota na íntegra:

Sobre o acúmulo de lixo no terreno da Rua São Pedro, Centro-Sul, a Coordenação de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), informa que o local se trata do depósito irregular de lixo. Ou seja, a população tem despejado lixo na calçada, mesmo sendo proibido.

As equipes do Lixo Zero irão ao local realizar a retirada nesta sexta-feira (7). A Semduh ressalta que, todos os meses, são gastos quase R$ 400 mil com a retirada de lixo de locais que são proibidos, como calçadas e praças públicas. O valor corresponde à metade do gasto da coleta residencial.

A Semduh está trabalhando em duas frentes para resolver o problema: está fazendo uma campanha de conscientização da população, mostrando os prejuízos do lixo depositado em local proibido, e também está intensificando as fiscalizações e aplicação de multas.

Inclusive, o proprietário do estacionamento será acionado e notificado pela prefeitura. Caso ele não faça a remoção em 24h, será multado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.