Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Bebê venezuelano de 2 meses morre após infecção em abrigo em Teresina

A criança estava com os pais em um dos abrigos de responsabilidade da Semcaspi, em Teresina.

Um bebê venezuelano de apenas 2 meses, indígena da etnia Warao, de nome Euclide Mendonza, morreu em um dos abrigos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Teresina (Semcaspi). O falecimento aconteceu na última terça-feira (8), em Teresina.

A denúncia foi feita através da página Piauí Indígena, responsável por organizar ações da população indígena no Piauí.

A post shared by Piauí Indígena ???? (@piaui.indigena)

Na nota emitida, a entidade diz que “hoje, nossos parentes Warao choram por essa vida que viveu tão pouco tempo entre nós. Hoje, mais uma mãe e pai indígena choram, pois seu bebê não está mais em seus braços’, aponta. De acordo com a entidade, a criança morreu devido a uma diarreia.

“Segundo as informações repassadas, a família do pequeno Euclide, nascido em Teresina, teve pouquíssimo apoio dos responsáveis pelos abrigos. Nossos parentes falam e compreendem pouco o português, e foram sozinhos ao hospital público”, diz trecho da nota.

Outro lado

Em nota, a Semcaspi confirmou o falecimento da criança através da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE). De acordo com a secretaria, Sophia Maria Mendonza, mãe de Euclide Mendonza, recebeu o acompanhamento necessário.

“A Semcaspi esclarece que a mãe de Euclide Mendoza, Sophia Maria Mendoza, 19 anos de idade, recebeu todo o acompanhamento necessário, inclusive, durante o período gestacional, com consultas pré-natal, exames iniciais que apontaram normalidade aos resultados, como ultrassonografia computadorizada”, relata.

Ainda de acordo com a secretaria, em consulta de finalização do período de pré-natal e acompanhamento puerperal, a mãe relatou não estar amamentando a criança, no local do leite materno, ela estaria oferecendo leite Ninho, o que pode ter causado a infecção intestinal, na ocasião, outra forma de alimentação foi oferecida aos pais.

Veja nota completa da Semcaspi

A Secretaria Municipal de Cidadania, Asssitência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE), confirma o falecimento de Euclide Moreno Mendoza, de um mês de vida, indígena de etnia Warao, que estava acolhido no abrigo Emater. O falecimento de Euclide Mendoza ocorreu na noite da última terça-feira, (08/06), por complicações de infecção intestinal.

A Semcaspi esclarece que a mãe de Euclide Mendoza, Sophia Maria Mendoza, 19 anos de idade, recebeu todo o acompanhamento necessário, inclusive, durante o período gestacional, com consultas pré-natal, exames iniciais que apontaram normalidade aos resultados, como ultrassonografia computadorizada. Foi prescrito e oferecido a suplementação com ácido fólico e ferro, além disto, foi encaminhada para atualizar o cartão de vacina. E recebeu o kit natalidade, composto de fraldas descartáveis e de pano, lenço umedecido, banheira, materiais de higiene e fita.

O Retalório Situacional, elaborado pelo Serviço de Acolhimento Institucional (Abrigo Ka Ubanoko II – EMATER), aponta que no dia 25 de maio de 2021, Sophia Mendoza foi a UBS Estaca Zero para o encerramento do pré-natal e do acompanhamento puerperal, sob a companhia da educadora social do abrigo, e relatou não estar amamentando Euclide Mendoza e em troca estaria oferecendo o leite da marca Ninho. Com as orientações médicas, foi providenciado pela Semcaspi, no dia 26 de maio de 2021, o leite NAN 1, ideal para bebês da idade de Euclide Mendoza, sendo entregue ao pai, Wilmer Moreno Zapata, 27 anos de idade.


Ao apresentar infecção intestinal, no dia 07 de junho de 2021,aproximadamente às 14h, Euclide Mendoza foi encaminhado para a UPA do Satélite. Ao retornar da UPA, às 17h, os pais já tinham providenciado o medicamento prescrito: paracetamol e simeticona e relataram que o médico teria pedido para substituir o leite NAN I pela fórmula infantil de nome Nestogeno.

No dia seguinte, 08 de junho de 2021, às 16h, Euclide Mendoza foi levado ao abrigo CSU, para que um dos acolhidos, Lautério Perez, rezasse no bebê, ritual que faz parte da cultura deles. Embora, os coordenadores não tenham recomendado a saída da família para outro abrigo, devido ao período de pandemia, eles optaram por levar a criança para o tratamento com base em rituais religiosos. Euclide Mendoza faleceu poucas horas depois.

A Semcaspi concedeu o suporte necessário, por meio do serviço de Benefícios Eventuais, como: auxílio funeral e auxílio de transporte, respeitando as tradições culturais deste grupo. E ainda, lamenta profundamente o ocorrido e se disponibiliza para prestar mais esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.