Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Weldon Bandeira diz que subsídio da PMT cobre gratuidades no transporte

Um dos pontos citados por Weldon para resolver o problema do transporte seria discutir a gratuidade.

Na manhã desta terça-feira (15) o ex-superintendente da Strans, Weldon Bandeira, foi ouvido no âmbito da CPI do Transporte Público, na Câmara Municipal de Teresina. Weldon destacou que o subsídio pago pela Prefeitura de Teresina para as empresas de transporte público serve para cobrir as gratuidades do sistema.

Atualmente em Teresina, os estudantes pagam tarifa de R$ 1,35. Idosos acima de 65 anos, pessoas com deficiência, crianças menores de 6 anos, policiais militares e civis, agentes penitenciários e oficiais de justiça não pagam passagem. O público equivale a 17% da população teresinense.

Foto: Davi Fernandes/GP1Weldon Bandeira, superintendente da Sdu Norte
Weldon Bandeira

“O subsídio é praticamente o custo das gratuidades, o custo do subsídio dos estudantes, isso é previsto em contrato. Temos a tarifa técnica que é reajustada todo ano, que sempre é maior do que a tarifa efetiva, que é cobrada a população. A diferença que é repassada ao sistema pelo município”, afirmou.

Weldon informou ainda que o valor de R$ 26 milhões correspondente aos meses de março a outubro de 2020 foi pago pela gestão anterior. “Posso falar do acordo judicial que compreende o período a frente da minha gestão. Foi avaliado os custos do sistema no período de março a outubro passado e isso representou algo em volta de 26 milhões. Foi discutido e o Setut queria bem mais. Nós contratamos uma consultoria que apontou para esse valor e negociamos junto ao Setut esse parcelamento e ele começou a ser paga e não sei como está sendo nessa gestão”, continuou.

Um dos pontos citados por Weldon para resolver o problema do transporte público seria discutir a lista de gratuidade na capital.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.