Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mais de 9 mil teresinenses se vacinaram em Timon contra covid-19

A pesquisa analisou o número de pessoas que se vacinaram em municípios diferentes de onde residem.

Estudo realizado pela equipe do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que mais de 9,5 mil pessoas com residência em Teresina receberam dose da vacina contra a covid-19 em Timon. A pesquisa foi divulgada no último dia 22 de junho.

Confira aqui o estudo

A pesquisa analisou o número de pessoas que se vacinaram em municípios diferentes de onde residem. Os dados mostram que 9.502 teresinenses se imunizaram em Timon e 4.171 timonenses receberam alguma dose em Teresina.

De acordo com a Fiocruz, mais de 11,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas pelos municípios em moradores de outras cidades, sendo que alguns viajaram, em média, 252 quilômetros de distância até o local de vacinação. Na prática, a cada seis doses de vacinas aplicadas em todo o Brasil, uma foi em pessoas que saíram da cidade onde moram para serem vacinadas.

Em um ranking, apontado na pesquisa, Timon foi a quarta cidade que mais vacinou residentes de outros municípios, na sua frente teve Brasília, que vacinou 10.963 pessoas de Valparaíso de Goiás. Em 2º ficou Águas Lindas de Goiás que imunizou 11.282 pessoas de Brasília e em primeiro ficou São Paulo que aplicou vacina em 12.118 pessoas do Rio de Janeiro.

Na sua conclusão, o trabalho mostra que pouco mais da metade dos municípios brasileiros (2.886, de um total de 5.570) aplicou menos doses de vacinas do que a média nacional do percentual de doses necessárias (23% do total da população a ser vacinada). O que representa uma discordância na imunização, que deveria vacinar a população de maneira homogênea, com proporções similares nos municípios para os grupos prioritários e por idade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.