Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz mantém prisão do acusado de matar a mãe com pedradas em Teresina

"A liberdade do autuado expõe a risco a ordem pública”, afirmou o juiz Markus Calado Schultz.

O juiz Markus Calado Schultz, da Central de Inquéritos de Teresina, converteu em preventiva a prisão de Willame José da Silva, que foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (28) acusado de matar a própria mãe com pedradas na cabeça no bairro Lourival Parente, zona sul da capital. A decisão foi proferida na tarde desta terça-feira (29).

O magistrado negou pedido de liberdade feito pela Defensoria Pública, que solicitou a liberdade provisória do acusado, sem pagamento de fiança. Na contramão, a Polícia Civil e o Ministério Público representaram pela prisão preventiva de Willame José.

Em sua decisão, o juiz ponderou que, para que haja o decreto de prisão preventiva, é necessária a presença de alguns pressupostos e requisitos, como indícios de materialidade e autoria e o risco trazido pela liberdade do investigado.

Foto: Fábio Wellington/GP1O crime aconteceu no bairro Lourival Parente
O crime aconteceu no bairro Lourival Parente

Segundo o magistrado, na peça apresentada pela polícia consta que a filha da vítima e irmã do acusado está temerosa quanto a sua segurança e pediu medidas protetivas em seu favor. Além disso, o juízo considerou a denúncia que já pesa contra Willame José, da prática de estupro de vulnerável. Esses fatores o levaram a negar o pedido de liberdade e converter a prisão em preventiva.

“Após passar em revista pelo apontamento criminal instaurado em desfavor do autuado Willame José da Silva, bem como pelas declarações de sua irmã C. M. J. S, é possível concluir que a liberdade do autuado expõe a risco a ordem pública, diante do risco concreto de reiteração delitiva”, declarou.

"Pessoa extremamente violenta"

O juiz também fez menção a informações contidas nos autos, que dão conta de ameaças que teriam sido proferidas pelo acusado contra a irmã. “Os elementos de informação contidos nos autos revelam que o autuado é pessoa extremamente violenta, tendo, inclusive, em momento anterior, ameaçado os membros de sua família, ao prometer que ‘da próxima vez eu vou partir a cabeça dela no meio com um facão, e você só vai encontrar o cadáver’”, frisou o juiz.

Assim, o magistrado reiterou que a liberdade de Willame José representa um risco par a sociedade. “A liberdade do custodiado revela-se comprometedora à garantia da ordem pública, haja vista que os elementos dos autos indicam elevada periculosidade in concreto da conduta e risco de reiteração delitiva, justificando a prisão preventiva do custodiado”, enfatizou.

Medida protetiva em favor da irmã

Para garantir a proteção da irmã de Willame José em eventual revogação da prisão preventiva, o juiz destacou a importância da aplicação de medidas cautelares e protetivas. Assim, o acusado ficaria proibido de manter contato por meio telefônico ou de se aproximar da irmã e dos demais familiares pelo limite mínimo de 300 metros.

Entenda o caso

Foto: Fábio Wellington/GP1DHPP no local do crime
DHPP no local do crime

Na noite dessa segunda-feira (28), Willame José da Silva foi preso sob acusação de ter assassinado a própria mãe, Maria das Graças Pereira da Silva, de 71 anos, com várias pedradas na cabeça, dentro de casa.

Logo após o crime ele empreendeu fuga e foi capturado por populares, que ainda tentaram linchá-lo, mas foram impedidos pela Polícia Militar do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.