Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia prendeu 81 pessoas durante Operação Integrada no Piauí

Os acusados possuem envolvimento com facções criminosas, tráfico de drogas e homicídios no estado.

A Secretária de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Secretaria de Justiça (Sejus-PI) apresentaram durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (01) os resultados da 4ª fase da Operação Integrada. Ao todo, 81 pessoas foram presas ao longo das quatro ações policiais, sendo que 16 foram localizadas somente na manhã de hoje.

Os acusados possuem envolvimento com facções criminosas, atuando no tráfico de drogas e na prática de diversos homicídios, além de outros crimes. O secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, destacou a integração entre as forças de segurança e explicou ações como essa buscam reduzir os altos índices de criminalidade, que estão sendo registrados no estado por conta da atuação de organizações criminosas no Piauí.

Foto: Brunno Suênio/GP1Coletiva de imprensa sobre a Operação Integrada
Coletiva de imprensa sobre a Operação Integrada

“São quatro etapas que já cumprimos durante esse tempo de mais de um mês. Nós queremos que essas ações tenham um impacto significativo nos indicadores. Então nós estamos monitorando e reduzindo esses índices de acordo com as nossas metas. Nós vamos permanecer com esse tipo de ações, principalmente de polícia ostensiva, para poder inibir a ação dessas pessoas e fazer com que elas permanecem mais tempo no encarceramento, pois são um risco para a sociedade”, disse o secretário.

Foto: Thanandro Fabrício/SejusPresos durante Operação Integrada no Piauí
Parte dos presos durante Operação Integrada no Piauí

Das 16 pessoas que foram presas nesta quinta, cinco já estavam detidas na Casa de Custódia, Penitenciária Irmão Guido e Cadeia Pública de Altos. O secretário de Justiça, Carlos Edilson, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias e forças policiais, destacando a atuação da polícia penal durante o cumprimento dos mandados de prisão.

“Essa integração das forças policias no estado fortalece o sistema de segurança do Piauí e assim devemos permanecer. É importante a participação integrada das polícias civil e militar com a polícia penal. Não se pode falar de segurança pública sem colocar o sistema penitenciário dentro disso, porque ele faz parte dessa sistemática de segurança pública”, comentou.

Polícia Federal e PM deflagraram operação no litoral

Também nesta quinta, a Polícia Federal no Piauí, em conjunto com a equipe do Canil do BPRONE da Polícia Militar do Piauí, deflagrou a Operação “Dionisio II”, com o objetivo de reprimir a ação de facções criminosas que disputam territórios de venda de drogas no litoral piauiense. Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante.

Foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão em Parnaíba e em um estabelecimento prisional de Altos, além de outras medidas cautelares determinadas pelo Juiz titular da 2.ª Vara Criminal em Parnaíba. Durante o cumprimento dos mandados, os cães farejadores Eros e Apolo, da equipe do Canil da PM, auxiliaram os policiais na busca por entorpecentes nos endereços alvos da operação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.