Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Coren-PI vai acionar Ministério Público após racismo contra enfermeiro

O caso aconteceu na última sexta-feira (13), durante uma vacinação contra covid-19 na UFPI, em Teresina.

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) emitiu nota de repúdio contra o caso de racismo ocorrido, na última sexta-feira (13), contra um enfermeiro na Universidade Federal do Piauí, que estava integrando equipe de aplicação de vacinas contra a covid-19, em Teresina.

O conselho destacou que o ato trata-se de crime inafiançável e inaceitável e garantiu que fará uma denúncia formal junto ao Ministério Público do Piauí (MPPI). Além disso, o COREN afirmou que cumprirá o papel de acolhimento e suporte ao profissional que foi vítima do crime.

“É inadmissível que, em pleno 2021, em um cenário de guerra contra um vírus que já matou milhares de brasileiros e milhões de pessoas pelo mundo, ainda tenhamos que nos deparar com casos de racismo no exercício da nossa profissão”, lamentou o COREN em trecho de nota.

A instituição ressaltou ainda que "os profissionais de Enfermagem, que estão na linha de frente contra a pandemia, não merecem esse tipo de tratamento e, muito além de uma ofensa, é importante frisarmos: racismo é crime. Um crime inafiançável e inaceitável em todas as esferas da sociedade".

Entenda o caso

Na última sexta-feira (13), um enfermeiro de 27 anos, que não teve o nome revelado, foi vítima de racismo durante o desempenho de sua profissão. O crime aconteceu na Universidade Federal do Piauí, no campi Teresina.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), um paciente que foi ao local para ser imunizado contra a covid-19 cometeu um ato de racismo se negou a ser vacinado pelo profissional por ele ser negro.

Após o caso, a equipe de profissionais que estava de serviço publicou um vídeo nas redes sociais repudiando o crime e dando suporte ao colega vítima do racismo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.