GP1

Teresina - Piauí

Wilson Brandão e Zé Santana deixam secretarias e retornam à Alepi

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Piauí na edição dessa terça-feira (31/08).

O governador Wellington Dias (PT) exonerou os deputados estaduais Wilson Brandão (Progressistas) e Zé Santana (MDB) da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis e da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, respectivamente.

Com isso, os dois deputados estaduais reassumem os mandatos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) já nesta quarta-feira (01/09). A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Piauí na edição dessa terça-feira (31/08).

Wilson Brandão e Zé Santana são candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e esse foi o motivo da saída dos dois das pastas que ocupavam. O também candidato, o deputado Flávio Júnior (PDT), que comandava a pasta do Turismo, foi o primeiro a se desincompatibilizar da secretaria há algumas semanas.

Foto: Lucas Dias/GP1Wilson Brandão e Zé Santana
Wilson Brandão e Zé Santana

Acirramento

Nessa terça-feira a ideia do presidente da Assembleia Themístocles Filho (MDB) de propor à mesa diretora da Casa a aprovação de resolução para que os deputados, que disputam a vaga de conselheiro do TCE, não participem da votação causou a reação imediata de alguns parlamentares, a exemplo de Zé Santana.

“Eu acho uma vergonha, uma vez que não mudou o regimento, não mudou o presidente, há anos que a Assembleia Legislativa vem realizando a eleição desse modo e agora nesta eleição [querem mudar]”, afirmou Santana.

Candidatos

Os deputados estaduais Flávio Nogueira Júnior (PDT), Zé Santana (MDB), Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas), os advogados Nayara Negreiros e Thiago Normando, o contador Roosevelt Figueiredo, o procurador-geral do Município de Teresina, Ricardo Teixeira, o auditor do TCE, José de Jesus Cardoso e, por fim, o promotor de Justiça, Flávio Teixeira de Abreu Júnior estão na disputa.

Análise

Todas as inscrições recebidas pela Secretaria Geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí serão analisadas no decorrer da semana pela Comissão formada pelos deputados Júlio Arcoverde (Progressistas) e Carlos Augusto (PL), pelo procurador Marcos Patrício e o consultor legislativo, José Ribamar Pessoa Júnior.

Ao final da análise, a relação das candidaturas homologadas será oficialmente publicada na sexta-feira (03/09) e a sessão especial para eleição está marcada para o dia 16 de setembro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.