Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Enfermeira é afastada acusada de deixar cateter dentro de bebê no Piauí

O bebê passou por uma cirurgia e quando ia receber alta, parte do cateter ficou retido em seu corpo.

Uma enfermeira do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, foi afastada acusada de deixar parte de um cateter dentro de um bebê de 6 meses. A família da criança registrou Boletim de Ocorrência e a Polícia Civil vai investigar o caso.

Em nota, o hospital explicou que o bebê, do sexo feminino, deu entrada na unidade no dia 06 de setembro para ser submetida a cirurgia para retirada e reconstrução de parte do intestino por obstrução intestinal. No dia 13, segundo o hospital, a criança estava pronta para ter alta quando, durante o procedimento de retirada do cateter houve uma ruptura no objeto, e parte dele ficou retido no corpo da menina.

“Enquanto a lactente permaneceu sendo continuamente assistida pela equipe médica pediátrica sob monitorização e cuidados intensivos em sala de centro cirúrgico, as coordenações médicas (NIR e Pediatria) procederam à logística de solicitação de leito de UTI Pediátrica com suporte especializado de serviço hemodinâmico (que este Hospital não dispõe) e transporte inter-hospitalar – o mesmo aconteceu rapidamente, em poucas horas após o evento, em ambulância com suporte intensivo e equipe multidisciplinar completa”, diz a nota assinada pelo diretor do hospital, Davyd Teles Basílio.

A criança foi encaminhada para o Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina. “A enfermeira plantonista foi imediatamente, e preventivamente, afastada da assistência para apuração das circunstâncias e a direção do hospital segue tomando todas as medidas necessárias em relação ao caso”, afirmou o hospital.

Leia na íntegra a nota do Hospital Regional Tibério Nunes:

A paciente Y. L. S. S., 6 meses, deu entrada no Hospital Regional Tibério Nunes, sendo submetida a laparotomia exploradora com necessidade de retirada e reconstrução de parte do intestino por obstrução intestinal no dia 06/09/2021. Em condições de alta e já com funcionamento intestinal adequado, no dia 13/09/2021, conforme procedimentos padrão de alta pela enfermagem de retirada de cateter venoso central em veia subclávia houve ruptura do cateter com consequente retenção de parte do dispositivo no sistema venoso (embolização), sendo prontamente tomadas todas as medidas necessárias pela equipe com múltiplos especialistas (pediatras, cirurgião pediátrico, cirurgião vascular) que indicaram a necessidade de intervenção hemodinâmica para a adequada retirada do cateter.

Enquanto a lactente permaneceu sendo continuamente assistida pela equipe médica pediátrica sob monitorização e cuidados intensivos em sala de centro cirúrgico, as coordenações médicas (NIR e Pediatria) procederam à logística de solicitação de leito de UTI Pediátrica com suporte especializado de serviço hemodinâmico (que este Hospital não dispõe) e transporte inter-hospitalar – o mesmo aconteceu rapidamente, em poucas horas após o evento, em ambulância com suporte intensivo e equipe multidisciplinar completa.

A paciente, desde o início da noite de ontem quando chegou ao hospital de destino e até o momento da divulgação desta nota, encontra-se clinicamente e hemodinamicamente estável, em leito de UTI Pediátrica no Hospital Infantil Lucídio Portela (Teresina / PI), aguardando procedimento de intervenção hemodinâmica, em data já agendada.

A enfermeira plantonista foi imediatamente, e preventivamente, afastada da assistência para apuração das circunstâncias e a direção do hospital segue tomando todas as medidas necessárias em relação ao caso.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.