Fechar
GP1

Teresina - Piauí

TRE-PI realiza sorteio das urnas que serão auditadas nas eleições

O sorteio contou com a presença de representantes de partidos e também de outras instituições.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, na manhã deste sábado (01), o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas durante as eleições deste domingo (02). O sorteio aconteceu no novo prédio do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), localizado na Avenida Padre Humberto Pietogrande, zona sudeste de Teresina.

De acordo com a presidente da Comissão de Auditoria Eletrônica, juíza Lucicleide Pereira Belo, serão 23 urnas auditadas em todo o estado do Piauí, sendo que três serão utilizadas para teste de autenticidade do sistema e 20 por auditoria integral da zona eleitoral.

Foto: Renato Rodrigues/GP1Sorteio aconteceu na manhã deste sábado (01)
Sorteio aconteceu na manhã deste sábado (01)

“Hoje nós fizemos o sorteio das sessões eleitorais que serão auditadas amanhã no dia da eleição. O sorteio deu-se de uma forma bem tranquila. Pouca participação de representantes de instituições. O que a gente queria era que tivesse comparecido mais representantes dos partidos e das outras instituições, para dar mais visibilidade ao evento. As sessões que passarão pelo teste de integridade da votação eletrônica, que é a chamada votação paralela, são deslocadas aqui pra essa sede e vai haver uma simulação de eleição, que serão comparados resultados para mostrar como essa urna é íntegra, como ela é confiável e como ela é segura”, declarou a juíza.

Foto: Renato Rodrigues/GP1Juiza Lucicleide Pereira
Juiza Lucicleide Pereira

A presidente da comissão ainda declarou que a participação das entidades políticas é importante para que todos possam entender a segurança das urnas. “A gente faz um apelo pra que todos compareçam, até porque esses participantes, esses representantes de instituições, eles podem escolher as sessões, em vez de sortear. A primeira modalidade da escolha é por indicação, então o representante de instituição que tivesse comparecido e quisesse escolher, ah eu quero que seja sessão tal, a gente iria obedecer, a gente só passa para o sorteio como foi feito quando não tem indicação dessas entidades para escolher a urna”, finalizou.

Confira a lista de locais onde as urnas serão auditadas no Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.