Fechar
GP1

Teresina - Piauí

A cidade que não viu Pelé: conheça o amistoso que não aconteceu

No aniversário do Rei do Futebol, o GP1 Esporte relembra o amistoso que foi cancelado pela falta do Rei.

Neste domingo, 23 de outubro, o Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé completa 82 anos de idade. Eleito atleta do século pela Fifa e Tricampeão mundial pela Seleção Brasileira (Suécia 1958, Chile 1962 e México 1970), o autor de mais de mil gol com a camisa do Santos Futebol Clube esteve na Nigéria, no Egito, foi campão mundial com o ataque dos sonhos vestindo o manto do Alvinegro Praiano no Estádio da Luz em 1962 diante do poderoso Benfica e excursionou junto com seus companheiros de equipe um mundo inteiro. Mas entre todos os gramados que tiveram o prazer de ver Pelé desfilar seu futebol, um chegou muito próximo, mas ficou no quase.

Foto: Twitter/Santos Futebol ClubePelé, o eterno camisa 10
Pelé, o eterno camisa 10

Teresina é a única capital estadual – vide os que foram criados à época -, que não pôde ver Pelé jogar em seus campos. Não por falta de tentativa do então governador Alberto Silva, que chegou a organizar um amistoso com o então bicampeão estadual Esporte Clube Flamengo, de olho em uma vaga na Série A da Taça Brasil, antigo Campeonato Brasileiro. Em uma conversa com o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos – CBD, João Havelange, que havia prometido a vaga caso o Piauí construísse um estádio que comportasse grandes jogos, e que veio a ser o Estádio Governador Alberto Silva, o Albertão. O Lindolfo Monteiro seria a sede do confronto tão esperado, que não aconteceu por uma lesão. O GP1 Esporte conversou com o professor Severino Filho, o Buim, sobre o dia 3 de novembro de 1971, data do fatídico jogo que não aconteceu e retrata aqui em mais uma homenagem ao Rei do Futebol.

“O governador Alberto Silva recebeu do presidente da CBD, João Havelange, a promessa de colocar o Piauí na série A do Campeonato Brasileiro, porque havia só o campeonato principal, não havia descenso, então as equipes eram convidadas e o governador quis saber o que ele poderia fazer para que o Piauí pudesse participar do Campeonato Brasileiro”, narra Buim. O fato se deu no início de 1971, bem no começo do governo de Alberto Silva, que então criou a Fundação de Assistência Geral aos Desportes do Piauí, que trabalhava na construção do Albertão", nos contou Buim

“Para marcar este fato, da entrada do Piauí no Campeonato Brasileiro, ele resolveu, para começar a trabalhar a divulgação, trazer o Santos de Pelé para um amistoso em Teresina, que seria jogado no dia 4 de novembro de 1971, no Lindolfo Monteiro, contra o Flamengo do Piauí, que era o bicampeão estadual”, afirma Severino Filho.

Foto: Twitter/Santos Futebol ClubeO milésio gol de Pelé, com a camisa do Santos, contra o Vasco
O milésio gol de Pelé, com a camisa do Santos, contra o Vasco

A ideia do governador Alberto Silva, então, seria frustrada pois dois dias antes, em uma sessão de treino na Vila Belmiro, Pelé sofreu um estiramento muscular. Com o Rei machucado, a diretoria santista cortou Pelé da relação do amistoso, que não ocorreria apenas em Teresina, mas também iria ao Pernambuco, enfrentar o Santa Cruz.

Hospedados no Theresina Palace Hotel, a equipe santista foi informada que o amistoso não mais ocorreria sem a presença do Rei. Com todos os ingressos para o confronto vendido, Alberto Silva, genioso que era, foi taxativo e abriu mão de ver o Peixe em campo sem Pelé.

“O Santos veio sem o Pelé para Teresina, a equipe desembarcou na capital piauiense e o governador Alberto Silva disse que sem Pelé não tinha jogo. Os dirigentes do Santos estiveram com o governador no Palácio do Karnak, inclusive propondo a redução da cota e posteriormente fariam um novo amistoso trazendo Pelé, mas o governador foi taxativo e cancelou o jogo, que estava com todos os ingressos vendidos”, afirmou Buim.

Chateado com o ocorrido, mas ainda sem desistir de um confronto de nível nacional, Alberto Silva procurou outro time e no dia 13 de dezembro daquele mesmo ano, o Cruzeiro de Tostão enfrentou o River no Lindolfo Monteiro.

Assim, no dia 4 de novembro de 1971, nasceu o dia em que Pelé não veio. O Santos retornaria em outras oportunidades à capital Piauiense e inclusive enfrentaria o Flamengo-PI, em confronto da Copa do Brasil, mas já com Neymar, quando Pelé já estava há muito aposentado. Veja a homenagem do Santos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.