Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dr. Pessoa vai decidir hoje sobre gratuidade no transporte coletivo

A reunião vai acontecer entre o prefeito e o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, na manhã de hoje.

O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, vai se reunir na manhã desta terça-feira (25) com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, para discutir sobre a gratuidade no transporte coletivo no dia 30 de outubro, segundo turno da eleição presidencial.

Segundo a Strans, durante a reunião serão apresentados dados, planilhas de custos ao prefeito e à equipe técnica e ao final, caso seja definido pela concessão da gratuidade, uma minuta de lei, será enviada para a Câmara Municipal, através da PGM, para que os custos do benefício no domingo das eleições sejam aprovados.

Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa

Setut está disposto a conceder o transporte gratuito

Em nota já divulgada nesta terça, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) afirmou que está disposto a conceder, no dia 30 de outubro, gratuidade no transporte de eleitores, contanto que seja feito o pagamento para custeio desse serviço.

Segundo nota emitida pelo SETUT, o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida pelo ministro Roberto Barroso que estabelece que os municípios, dentro das suas condições orçamentárias, poderão conceder o benefício é importante, mas reforçou que o custo envolvido na concessão da gratuidade deve ser repassado às empresas de transporte público.

“A nível intermunicipal, a governadora do Estado, Regina Sousa, já dialogou com as empresas e garantiu que haverá gratuidade para os eleitores que tiverem que se deslocar entre os municípios para votar, cabendo ao Governo do Piauí o repasse referente a essa gratuidade para as prestadoras do serviço. Em Teresina, a prefeitura ainda não se manifestou se irá estabelecer a gratuidade”, diz trecho da nota.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proferida pelo ministro Roberto Barroso estabelece que os municípios, dentro das suas condições orçamentárias, poderão conceder gratuidade no transporte de eleitores no segundo turno da eleições 2022. Mas para que isso ocorra, o custo envolvido na concessão da gratuidade deve ser repassado às empresas de transporte público.

Em Teresina, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) reitera a importância da decisão e reafirma que as empresas colocarão a frota de ônibus que a Strans afirmar necessária, contanto seja feito o pagamento para custeio desse serviço. Segundo a entidade, os históricos dos anos eleitorais de 2020 e 2022 demonstram que não haveria necessidade superior a 60 ônibus em circulação.

A nível intermunicipal, a governadora do Estado, Regina Sousa já dialogou com as empresas e garantiu que haverá gratuidade para os eleitores que tiverem que se deslocar entre os municípios para votar, cabendo ao Governo do Piauí o repasse referente a essa gratuidade para as prestadoras do serviço. Em Teresina, a prefeitura ainda não se manifestou se irá estabelecer a gratuidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.