Fechar
GP1

Esperantina - Piauí

Hemopi realiza ação de coleta de sangue em Esperantina

Ação é realizada para manter constância do banco de sangue durante período de férias e festas.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realiza nesta sexta-feira (16) coleta no município de Esperantina. A expectativa é que sejam arrecadadas mais de 150 bolsas de sangue.

Nesse período de fim de ano, o centro permanece vigilante com o estoque do banco de sangue, visto que, o volume de doações durante períodos de férias prolongadas e festividades chega a ser 30% menor. O banco de sangue do Hemopi é o único público em todo o estado, responsável por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada do Piauí.

Foto: Divulgação/AscomColeta de sangue em Esperantina
Coleta de sangue em Esperantina

Em entrevista ao GP1, a assessora da rede, Sana Moraes afirma que durante o mês de dezembro, o centro mantém a constância de doações através de trabalho com grupos externos (escolas, igrejas, faculdades), para que não haja desabastecimento de bolsas se sangue.

“Nós recomendamos que as pessoas que queiram viajar, festejar, comemorar, venham antes doar sangue, visto que só é permitido doar 12h após ingestão de bebida alcóolica. As doações precisam ser constantes porque a demanda também é constante. Então, todos os dias precisamos ter todos os tipos de sangue aqui para atender as unidades hospitalares”, afirma Sana Moraes.

No mês de dezembro, o Hemopi de Teresina irá funcionar normalmente, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, que funcionará das 7h15 às 16h.

Critérios para doar sangue

-Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal disponível no site do Hemopi);

-Pesar no mínimo 50kg;

-Estar alimentado (não ingerir alimentos gordurosos antes da doação);

-Ter dormido pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação;

-Apresentar documento de identificação com foto;

-Não apresentar sintomas gripais;

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.