Fechar
GP1

Murici dos Portelas - Piauí

População de Murici dos Portelas elege novo prefeito neste domingo

A eleição ocorre após a cassação da prefeita Ana Lina (PSD) e do seu vice, Zeca Tote, pelo TSE.

Neste domingo (13) os eleitores de Murici dos Portelas voltam às urnas – em eleições suplementares – para escolher o novo prefeito do município, após a cassação da prefeita Ana Lina (PSD) e do seu vice, Zeca Tote, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Disputam o cargo duas candidatas: Chaguinha da Saúde (PSD) e Aurideia Santos (PTB).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Aurideia Santos teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, mas recorreu da decisão e estará presente nas urnas eletrônicas de votação na condição de “indeferida sub júdice”.

Foto: Reprodução/FacebookAna Lina Cunha
Ana Lina Cunha foi cassada pelo TSE

A votação teve início às 7h e encerra às 17h. Foram abertos 14 locais de votação com um total de 22 urnas eletrônicas disponíveis aos mais de 5 mil eleitores aptos a votar.

O presidente da Câmara Municipal de Murici dos Portelas, Raimundo Mutuca (PSD), exerce interinamente o cargo de prefeito até a posse dos escolhidos na nova eleição. Segundo o TRE, a diplomação do novo prefeito deverá ocorrer até o dia 04 de abril.

Cassação

No dia 04 de novembro os ministros do TSE, em decisão unânime, acompanharam o relator da matéria, ministro Carlos Horbach, e acordaram que a Ana Lina não poderia ter sido candidata em 2020, porque no período de 2016 a 2020 ainda estava casada com o então prefeito reeleito daquele município, Ricardo Sales, ferindo o disposto na Constituição Federal, que proíbe a candidatura, ao mesmo cargo, de parentes e cônjuge do chefe do executivo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.