Fechar
GP1

Guadalupe - Piauí

Chesf vai elevar vazão da Usina de Boa Esperança no Sul do Piauí

A medida foi tomada devido ao reservatório que se encontra aproximadamente com 78% de sua capacidade.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou nesta quinta-feira (17) que vai aumentar, a partir desta sexta-feira (18), a vazão da saída do reservatório da Usina de Boa Esperança, em Guadalupe, para o patamar de 900 m³/s. A medida foi realizada devido a situação do reservatório que se encontra aproximadamente com 78% de sua capacidade.

De acordo com a Chesf, a vazão atual é de 606 m³/s. O reservatório atingiu, na madrugada do dia 16 de março, a cota de 302,87 metros, com volume de 77,71%, recebendo uma vazão de chegada da ordem de 810 m³/s.

A nova vazão, que se encontra dentro da normalidade da operação da Usina, deverá permanecer até nova avaliação.

A Chesf ressalta a importância e necessidade de que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, na calha do rio, visto que a bacia permanece em seu período chuvoso, que se estende até o final do mês de abril.

A Companhia lembra ainda que a situação hidrológica da Bacia do Rio Parnaíba é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos na região.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.