Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PM que matou dois homens em Teresina já foi condenado por exibir arma bêbado

O policial militar ainda responde outro processo por lesão corporal contra um rapaz.

O cabo Manoel de Jesus Fernandes Sousa, da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), 51 anos, responsável por um duplo homicídio no último dia 25 de fevereiro, já responde a pelos menos duas ações na Justiça Militar, uma por porte ilegal de arma de fogo e outra por lesão corporal. Crimes que ocorreram em 2015 e 2018, respectivamente.

Em 2015, o policial militar, de folga e visivelmente embriagado, foi encontrado portando um revólver, marca Taurus, calibre 38, número de série 944419, municiado com 05 cartuchos, sem autorização legal, e em desacordo com determinação legal ou regulamentar. A ocorrência foi registrada em um bar, no Conjunto Deus Quer, onde o PM exibia a arma de fogo às pessoas que estavam no local.

Foto: Reprodução/WhatsAppPolicial Manoel de Jesus Fernandes Sousa
Policial Manoel de Jesus Fernandes Sousa

Ainda na denúncia, consta que o cabo da PM alegou ter adquirido a arma de fogo com um outro policial militar aposentado, porém, o requerimento de transferência da arma foi indeferido.

Pelo crime, o réu foi condenado a 02 anos e 1 mês de reclusão, em regime inicial aberto, e 25 dias-multa, à razão de 1/30 do salário mínimo vigente à época dos fatos.

Lesão corporal

O cabo Manoel de Jesus Fernandes Sousa também responde a uma ação na Justiça Militar por lesão corporal. Consta na denúncia do Ministério Público que em 20 de agosto de 2018, o cabo Manoel de Jesus Fernandes Sousa, acompanhado de outro policial militar, abordou um jovem em uma motocicleta na saída de uma festa no Clube Valdemar Aluísio, no bairro Todos os Santos.

Os policiais alegaram que a motocicleta era roubada e passaram a agredir fisicamente o rapaz, deixando-o com várias fraturas, configurando o crime de lesão corporal.

A denúncia contra os policiais foi recebida pelo juiz Raimundo José de Macau Furtado, da 9º Vara Criminal da Comarca de Teresina no dia 02 de setembro de 2021 e a sessão de julgamento dos réus está marcada para o dia 21 de julho de 2022.

Prisão preventiva

O juiz Teófilo Rodrigues Ferreira, da Vara Núcleo de Plantão de Teresina, decretou a prisão preventiva de Manoel de Jesus no último sábado, 25 de fevereiro. Na decisão, o magistrado destacou que referente ao caso, o acusado representa perigo caso esteja em público.

“Consoante informações presentes nos autos devidamente esmiuçadas, principalmente pela circunstâncias do delito, revela ser pessoa perigosa para o bem estar público, motivo pelo qual reputo inadequadas as medidas cautelares não privativas de liberdade listadas no art. 282 do CPP. Além disso, o caso se identifica dentre aqueles em que a soltura do preso é incompatível com a manutenção da ordem pública, dado o perfil subjetivo do requerido, inconciliável com as diretrizes de seu labor público. (Policial Militar)”, destacou o juiz em decisão.

Entenda o caso

Dois homens foram assassinados a tiros na zona sudeste de Teresina na noite da sexta-feira, 25 de fevereiro, após uma confusão generalizada em um bar no bairro Alto da Ressureição. O suspeito do duplo homicídio é o cabo Manoel de Jesus Fernandes, de 51 anos.

As informações foram repassadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Comando Geral da PM-PI. Segundo o relatório, uma equipe do 8º Batalhão recebeu informações de que um policial estava em um bar fazendo uso de bebida alcoólica e portando arma de fogo. Os policiais se dirigiram ao local indicado e, ao se aproximarem, ouviram estampidos de tiros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.