Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Preso 2 vezes pelo Greco, dono de escritório de contabilidade é solto

A decisão que concedeu liberdade provisória ao acusado foi dada no dia 13 de abril deste ano.

O proprietário de um escritório de contabilidade, Elinaldo Soares Silva, preso pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), no dia 12 de abril deste ano, no bairro Macaúba, na zona sul de Teresina, já está em liberdade.

A decisão que concedeu liberdade provisória ao acusado de usar documentação falsa para obter registro de arma de fogo foi dada pelo juiz de direito substituto Alexsandro de Araújo Trindade, da Central de Audiência de Custódia, em 13 de abril, um dia depois da prisão.

Foto: Divulgação/GrecoElinaldo Soares
Elinaldo Soares

Em substituição à prisão, o magistrado determinou aplicação das seguintes medidas cautelares: a realização e cadastro e atendimento psicossocial por videochamada, na Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), para o início do devido cumprimento da medida cautelar de comparecimento bimestral, a fim prestar informações de seu paradeiro e de suas atividades; comparecimento a todos os atos, sempre que intimado; proibição de deixar a comarca, sem prévia autorização do Juízo; recolhimento domiciliar no período noturno, a partir das 22hs até 06hs da manhã, sem prejuízo às suas atividades laborais, desde que devidamente comprovado nos autos sua atividade; proibição de frequentar bares, restaurantes, casas de diversão e estabelecimentos congêneres e monitoração eletrônica, que será reavaliada após 90 dias.

O juiz ressaltou ainda que o descumprimento das medidas cautelares determinadas pode ensejar na decretação da prisão preventiva.

Entenda o caso

O proprietário de um escritório de contabilidade identificado como Elinaldo Soares Silva foi preso acusado de usar documentação falsa para obter registro de arma de fogo, no dia 12 de abril. Em 2019, o suspeito era investigado pelo mesmo crime e também tinha sido capturado em seu escritório.

De acordo com o Greco, a investigação apontou que Elinaldo utilizou um documento falso a fim de conseguir uma certidão negativa no Instituto de Identificação para, logo depois, poder solicitar o registro de arma de fogo junto a Polícia Federal no Piauí.

Ainda conforme o Greco, a fraude foi descoberta por servidores do Instituto de Identificação do Estado do Piauí, que acionaram a Polícia Civil e foi iniciada a investigação contra o acusado.

Outra prisão em 2019

O Greco já tinha realizado outra prisão de Elinaldo em abril de 2019, com diversos documentos falsos. Durante a ação, foram apreendidos mais de 100 documentos falsos, uma arma, veículos, e uma quantia de R$ 4.000,00.

Nas diligências, também foi apontado que o filho dele também fazia uso de documento falso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.