Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz manda soltar falsa médica presa durante evento na OAB em Teresina

A decisão do juiz federal substituto Brunno Christiano Carvalho Cardoso foi dada nessa terça (17).

O juiz federal substituto Brunno Christiano Carvalho Cardoso concedeu, nesta terça-feira (17), liberdade provisória a falsa médica, Iaponyra Soares Pereira de Sousa e Silva, presa pela Polícia Federal na tarde dessa segunda-feira (16), na sede da OAB-PI em Teresina. Ela foi presa em flagrante por estelionato.

O magistrado destacou na decisão que a acusada apresentou-se como médica neurologista com a finalidade de proferir palestra na sede da OAB/PI, quando, na verdade, é técnica em enfermagem e que na bolsa dela foram encontrados um carimbo de médica e várias folhas com timbre do Hospital São Paulo, além de uma ficha de atendimento com carimbo e assinatura da médica Yaponira S. T. Martins.

Foto: Reprodução/InstagramIaponyra Sousa
Iaponyra Sousa

Ao analisar a conversão da prisão em flagrante em preventiva, o juiz afirmou que não viu como necessária para garantir a ordem pública, uma vez que a falsidade empregada deu-se para proferir palestra, não no exercício da medicina, de modo que não pôs em risco a vida de terceiros.

“Igualmente, não vejo como se fundamentar a prisão no receio de risco à aplicação da lei penal, pois a detida possui endereço fixo e conhecido, além de não possuir histórico algum em seu desfavor”, pontuou o magistrado.

Foram então aplicadas as seguintes medidas cautelares: comparecimento periódico em juízo, no prazo e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades e proibição de ausentar-se da Comarca quando a permanência seja conveniente ou necessária para a investigação ou instrução.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.