Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Nova CNH entra em vigor com mudanças nesta quarta no Brasil

O documento ficará mais moderno e possibilitará o uso do nome social e filiação afetiva.

A partir dessa quarta-feira, 1º de junho, começa a valer a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em todo país. Apesar da mudança, não há obrigatoriedade de troca imediata para o novo padrão. O documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos.

A nova CNH, anunciada no começo de 2022, cumpre a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em 13 de dezembro do ano passado no Diário Oficial da União.

Uma das novidades é que o novo documento permitirá que o condutor peça a impressão de nome social e filiação afetiva, se desejar. A resolução prevê que o documento poderá ser expedido no formato físico, digital ou ambos. A escolha cabe ao motorista.

Foto: Diário Oficial da UniãoNova Carteira Nacional de Habilitação
Nova Carteira Nacional de Habilitação

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão ligado ao Ministério de Infraestrutura, a ideia é aproximar mais o documento dos padrões internacionais, que contará com informações impressas em inglês e francês, além do português. O novo formato facilitará o uso em outros países. Além disso, ganhará informações sobre exercício remunerado e possíveis restrições médicas, como também terá a manutenção do QR code, já utilizado desde 2017, o que permite a validação por fotografia, sem precisar de assinatura.

O novo formato terá mais cor, em tons de verde e amarelo vibrante. Novos elementos gráficos também farão parte para dificultar a falsificação e fraudes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.