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Teresina - Piauí

SETUT rebate Pessoinha e diz que disponibiliza dados sobre bilhetagem

"A Strans também é gestora dessas informações, que funcionam de modo espelhado no poder público", disse.

O SETUT enviou ao GP1, nesta quarta-feira (08), direito de reposta após reportagem publicada nessa terça-feira (07) intitulada “Pessoinha recorre da suspensão de cobrança da tarifa de ônibus pela ETURB”.

Em nota, o sindicato afirmou que em relação aos problemas no transporte público foram apresentadas solução à Prefeitura de Teresina. “O SETUT esclarece que em 12/03/2021, através do ofício SITT 017/2021, o Consórcio SITT apresentou à Strans um conjunto de soluções que poderiam ser adotadas pela Prefeitura, logo no início de sua gestão, para implementar melhorias no transporte público da cidade”, pontuou.

Quanto ao questionamento do presidente da ETURB, Pessoinha, sobre a falta de informações, o SETUT ressaltou que todos os dados estão disponíveis à Strans. “Sobre os dados de bilhetagem, ressaltamos que a Strans também é gestora dessas informações, que funcionam de modo espelhado no poder público desde o início do contrato, em 2015, e são auditáveis para fim de eximir qualquer dúvida de falta de transparência. Dados como os preços de itens de consumo (diesel, etc) são públicos, pois são preços de mercado e independem de autonomia por parte do órgão gestor”, explicou.

“O SETUT lamenta que só agora, passados dezessete meses de gestão, a Prefeitura e seus gestores venham perceber que o sistema está em crise e a população está sofrendo. Por fim, o SETUT reforça que o sistema de transporte público de Teresina só sobreviverá através de subsídios por parte do poder público e que aguarda que a Prefeitura cumpra com suas responsabilidades e garanta o direito essencial de mobilidade das pessoas”, concluiu a nota.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota de Resposta

Sobre as declarações do presidente da Eturb citando soluções para a questão do transporte coletivo em Teresina, o SETUT esclarece que em 12/03/2021, através do ofício SITT 017/2021, o Consórcio SITT apresentou à Strans um conjunto de soluções que poderiam ser adotadas pela Prefeitura, logo no início de sua gestão, para implementar melhorias no transporte público da cidade. Sugestões estas que, inclusive, foram citadas pelo presidente da Eturb nesta matéria.

Sobre os dados de bilhetagem, ressaltamos que a Strans também é gestora dessas informações, que funcionam de modo espelhado no poder público desde o início do contrato, em 2015, e são auditáveis para fim de eximir qualquer dúvida de falta de transparência. Dados como os preços de itens de consumo (diesel, etc) são públicos, pois são preços de mercado e independem de autonomia por parte do órgão gestor.

O SETUT lamenta que só agora, passados dezessete meses de gestão, a Prefeitura e seus gestores venham perceber que o sistema está em crise e a população está sofrendo. Por fim, o SETUT reforça que o sistema de transporte público de Teresina só sobreviverá através de subsídios por parte do poder público e que aguarda que a Prefeitura cumpra com suas responsabilidades e garanta o direito essencial de mobilidade das pessoas.

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