Fechar
GP1

Curimatá - Piauí

IDEB 2021 mostra evolução da Educação Municipal de Curimatá

Com grande salto no índice, Curimatá ficou em 1º lugar entre os 12 municípios que fazem parte da 15ª GRE.

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Ideb –Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira –, um termômetro criado em 2007 para medir a qualidade do ensino público e privado no país.

A Rede Municipal de Ensino de Curimatá obteve um grande salto de evolução no índice, com nota 5,2 nos anos iniciais e 4,9 nos anos finais, bem maiores do que de anos anteriores. Curimatá está, inclusive, em 1º lugar entre os 12 municípios que fazem parte da 15ª GRE (Gerência Regional de Educação).

Foto: Divulgação ASCOMIDEB 2021 - Prefeitura de Curimatá
IDEB 2021 - Prefeitura de Curimatá

O prefeito do município, Valdecir Júnior, detalhou o trabalho realizado em sua gestão para que o avanço fosse possível. “Em 2017, quando assumimos a gestão, tínhamos a nota do IDEB dos anos iniciais apenas de 3,5 e dos anos finais de 2,8. Motivo pelo qual eu me envolvi pessoalmente para buscar melhorar este cenário, porque sei que a educação deve ser um dos principais pilares de uma boa administração. Procurei neste período proporcionar condições para melhorar a estima dos servidores, para que eles voltassem a acreditar que seríamos capazes de mudar essa realidade, através da valorização e do reconhecimento dos profissionais, da capacitação pedagógica regular, da contratação de assessoria técnica, do reajuste salarial e do seu pagamento dentro do próprio mês trabalhado”, detalhou o gestor.

Valdecir Júnior enfatiza ainda que fizeram questão, junto à educação municipal, de cumprir a carga horária de 200 dias letivos, com o respectivo cumprimento da hora/aula de 50 minutos, bem como implantação e cumprimento de projetos, normas e regras para se chegar ao progresso e à evolução, como o Projeto Borboleta e o incentivo de diálogos com todos os segmentos.

“Em outra frente, realizamos a modernização da estrutura de nossas escolas; a aquisição de material escolar de qualidade e procuramos fornecer merenda escolar de qualidade”, pontuou.

Tais medidas fizeram com que, mesmo vivenciando uma pandemia, o município conseguisse alcançar o maior salto da região: saindo dos anos iniciais lá de 2017 de uma nota de 3.5 para 5.2. E dos anos finais, também do ano de 2017 de uma nota de 2.8 para 4.9.

“Quero aqui parabenizar e agradecer a todos os valorosos servidores, nossos queridos colaboradores que fazem a nossa rede de ensino, como também parabenizar os nossos alunos pelas notas alcançadas! Vamos continuar empenhados para que este resultado seja apenas o início dessa transformação! Curimatá no Rumo Certo”, finalizou o prefeito.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.