Fechar
GP1

Cristino Castro - Piauí

Corpo de Bombeiros controla incêndio na Serra das Confusões

Equipes do interior e da capital foram enviadas ao local mais crítico e ajudaram no combate as chamas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí anunciou nesta quarta-feira (25) que o incêndio de grandes proporções que atingia o Parque Nacional Serra das Confusões, região do município de Cristino Castro, foi totalmente apagado. A ação foi desenvolvida com o apoio da Polícia Militar do Piauí.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que o incêndio que atingia a região do município de Cristino Castro, no Parque Nacional Serra das Confusões, foi totalmente extinto”, disse o Corpo de Bombeiros por meio de nota.

Operação “Serra das Confusões”

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, durante a operação denominada “Serra das Confusões”, uma linha de fogo de quase 10 km entre os municípios de Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro foi observada. Foram utilizados equipamentos como bombas costais, sopradores, ciscadores, abafadores, foices, facões e kits especializados de combate a incêndios florestais com tanques de 600 litros de água acoplados em picapes.

Além disso, uma aeronave do Batalhão de Policiamento Aéreo da PM-PI (BOPAER) foi fornecida para o trabalho de transporte de materiais e das equipes envolvidas até os locais atingidos. Brigadistas municipais e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também se ajudaram no combate às chamas.

Por conta da direção dos ventos que se encontravam em constante situação favorável para propagação dos incêndios e por diversos outros fatores, as equipes tiveram dificuldades logísticas durante o trabalho de combate às chamas, por esse motivo necessitaram dos 28 dias de operação, sendo cinco dias de fogo parque adentro.

“Hoje pela manhã, constatamos a ausência de fogo e fumaça nas áreas afetadas entre Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro. A chuva que caiu na região esta manhã foi importante, mas o trabalho de controle e monitoramento dos focos de incêndios, que já vinham acontecendo na região, foi decisivo. Agradecemos o apoio da PM, com o suporte da aeronave e de todos os brigadistas envolvidos neste trabalho”, esclareceu o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, William Borgéa.

Incêndios em Caracol

Os incêndios que atingiam Caracol, município piauiense que faz divisa com a Bahia, também foram controlados. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, os trabalhos na região seguem em fase de monitoramento.

Confira a nota do Corpo de Bombeiros na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que o incêndio que atingia a região do município de Cristino Castro, no Parque Nacional Serra das Confusões, foi totalmente extinto. Mais informações serão divulgadas em breve.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.