Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Líderes do PCC e Bonde dos 40 são presos pela Polícia Civil em Teresina

Valdeci da Silva Lima, o "Brizola" e Josimar Machado Alves de Lima, o "Mamá", foram presos nesta quinta.

Dois dos presos, nesta quinta-feira (14), durante a operação deflagrada pela 3ª Delegacia Seccional de Teresina da Polícia Civil do Piauí, eram líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Bonde dos 40.

Valdeci da Silva Lima, o "Brizola", líder do Bonde dos 40, e Josimar Machado Alves de Lima, o "Mamá", líder do PCC, foram presos na zona norte de Teresina. Foi preso também o responsável por fornecer armas para as duas facções criminosas, Cawã Dias da Silva.

Foto: Divulgação/PC-PIBrizola, Mamá e Cawã
Brizola, Mamá e Cawã

Além deles, foram presas 15 pessoas, que não tiveram os nomes divulgados, contudo ainda restam oito pessoas que estão foragidas, como explicou o delegado geral Luccy Keiko. “Foi feito o pedido da prisão temporária, de 30 dias, de 26 pessoas e hoje deflagramos essa operação com objetivo de desmantelar essas associações criminosas, que atuam na área da Santa Maria da Codipi até o Pedra Mole. Dos 26 alvos conseguimos prender 18”, disse.

O delegado destacou ainda as prisões dos dois principais líderes das duas facções que atuam em Teresina e Timon. “Entre os indivíduos presos, estão faccionados perigosíssimos, o Brizola, Mamá e tem também o Cawã, que fabricava armas caseiras na região”, afirmou.

Operações anteriores ajudaram nas prisões

“Durante as prisões realizadas neste ano a delegacia começou a receber informações de vários outros indivíduos que atuavam em roubos, homicídios, tráfico de drogas e começaram a catalogar essas informações e foram ‘linkando’ um indivíduo ao outro, a relação que eles tinham, grau de atuação, em qual área e chegaram a um total de 26 indivíduos que atuavam nesses vários crimes, nessa situação de facção”, explanou Luccy Keiko.

Ação conjunta

O delegado Samuel Silveira, da 3ª Delegacia Seccional de Teresina, ressaltou o trabalho em conjunto para o sucesso da operação. “Contamos com forte apoio do DRACO, toda a equipe da seccional, do Departamento da Polícia Metropolitana, do delegado Tales que é o nosso diretor de operações e que hoje conseguiu reunir muito mais de 100 policiais em uma resposta eficaz, resolutiva para aquela comunidade da zona norte que vai passar a virada de ano com menos violência”, garantiu.

Foto: Mikaela Ramos/GP1Operação conjunta da Polícia Civil
Operação conjunta da Polícia Civil

Os presos estão sendo investigados pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa, roubo, receptação e fabricação de armas.

Líderes das facções

O delegado Tales Gomes falou sobre a ficha criminal dos principais presos na operação. "O Brizola tem processos tanto em Teresina, onde ele responde por organização criminosa, tráfico de drogas e receptação de carga roubada, como no interior do estado, na Comarca de Valença, também por roubo de cargas. Agora, mais uma vez foi preso por tráfico de drogas e organização criminosa”, relatou.

“O Mamá também tem um vasto histórico criminal, principalmente, relativo a roubo na região do Santa Maria da Codipi. Ele se encontra com debilidade para locomoção uma vez que ele foi atingido com disparos de arma de fogo, mas mesmo assim ainda tem atuação na facção. Já o Cawã, inclusive, foi preso usando tornozeleira [eletrônica] uma vez que responde a processo [criminal] por roubo”, concluiu Tales Gomes.

Operação

A 3ª Delegacia Seccional de Teresina da Polícia Civil do Piauí deflagrou uma operação nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (14), para dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão em Teresina.

De acordo com a Polícia Civil, os alvos possuem relação com crime de organização criminosa na região da Santa Maria da Codipi, zona norte da Teresina. Entre os presos estão dois líderes de facções criminosas que foram retirados de circulação na ação policial, que conta ainda com policiais do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.