Fechar
GP1

Boqueirão do Piauí - Piauí

Adapi confirma segundo foco de peste suína clássica no Piauí

Desta vez, além do criatório, alguns animais de propriedades vizinhas também apresentaram sintomas.

A Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI) confirmou o segundo foco de Peste Suína Clássica (PSC) no Piauí, dessa vez, em um criatório de subsistência localizado na zona rural da cidade de Boqueirão. A confirmação do caso veio nessa quinta-feira (14) e, desde então, equipes atuam no monitoramento e adotam ações para conter a disseminação da doença.

O caso começou a ser investigado pela ADAPI após a denúncia de um criador, que indicou a suspeita da peste suína, após constatar alguns sintomas nos animais. Diante dessas informações, foi realizada a coleta do material, em seguida enviada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Foto: Wirestock/FreepikPorcos em celeiro
Porcos em celeiro

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos (PESS), Karoliny Mendonça, após o resultado positivo foi realizado o isolamento do local, além dos profissionais aplicarem algumas medidas instituídas pelo protocolo sanitário, que também se estende na atuação de fiscalização nas propriedades vizinhas.

Na oportunidade, a equipe que atua no contingenciamento da doença detectou que os animais de duas propriedades indicaram sintomas correspondentes ao da peste suína. “Já temos a autorização do Mapa para realizar o saneamento nas três propriedades afetadas, totalizando 23 suínos. Todo o saneamento do foco está sendo realizado com o trabalho da equipe veterinária. Então, o risco é minimizado com todas as ações de vigilância e emergências sanitárias determinadas no Plano de Contingência do Ministério da Agricultura e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), para conter a disseminação da doença”, declarou a coordenadora do PESS.

Cocal de Telha

O primeiro caso da doença foi registrado no dia 29 de novembro de 2023, quando três suínos de um estabelecimento rural de Cocal de Telha atestaram positivo para peste suína. Com a confirmação, os outros 12 animais foram sacrificados, a fim de evitar disseminação da doença para regiões vizinhas.

Estado de emergência

O governador Rafael Fonteles (PT) decretou estado de emergência zoosanitária em todo o Piauí, após confirmação do primeiro caso de peste suína. O decreto, publicado nessa quarta-feira (13), estabelece que a ADAPI tome medidas para prevenir, controlar e erradicar a doença.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.