Fechar
GP1

Cocal de Telha - Piauí

Piauí registra foco de peste suína clássica em Cocal de Telha

Para evitar a disseminação da doença para outros animais da região, a criação foi sacrificada.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) comunicou, neste sábado (02), que o Piauí registrou foco de peste suína clássica em um estabelecimento rural localizado na cidade de Cocal de Telha, Litoral do Piauí. O laudo com o resultado positivo foi emitido na quinta-feira (29), pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária.

As suspeitas sobre o foco da doença começaram após o agricultor informar à ADAPI que, entre os seus 15 suínos, três apresentavam sintomas de diarreia, fraqueza e amontoamento. Diante dessas informações, a Agência deslocou uma equipe para realizar uma investigação no local e verificar se os animais apresentavam sintomas compatíveis com a Peste Suína Clássica.

Foto: Reprodução/PixabayPorcos
Porcos

Diante do atestado positivo, os 12 animais restantes foram sacrificados, além de ter sido instaurada vigilância epidemiológica nas propriedades circunvizinhas, a partir de medidas sanitárias determinadas pelo Plano de Contingência do Ministério da Agricultura e da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A ação foi realizada para evitar a contaminação nas áreas vizinhas, além de conter a disseminação, que poderia prejudicar as 120 famílias da comunidade, que possuem a criação de animais como meio de subsistência. Por fim, também foi aberto processo para que o proprietário dos porcos contaminados receba indenização.

Segundo o gerente de Defesa Animal da ADAPI, Idílio Moura, a Peste Suína Clássica não é transmissível para humanos, mas acende um alerta por acarretar prejuízos na criação de animais. “Tranquilizamos toda a sociedade, já que a doença não é uma zoonose e, portanto, não é transmitida para o ser humano. O consumo de carne de porco não caracteriza um risco à população, uma vez que a doença é somente de importância comercial, por ocasionar muitas mortes na criação”, informou o gerente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.