Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Acusado de tentar matar filho do presidente do TJ-PI vai para o banco dos réus

O promotor Rômulo Paulo Cordão pediu que o acusado seja julgado pelo Tribunal Popular do Júri.

A juíza Maria do Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, recebeu denúncia contra Francisco Jefferson da Silva Cruz, mais conhecido como "Anjo da Morte", integrante do Comando Vermelho, acusado de tentar assassinar o advogado André de Almeida Sousa e Silva, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida. A decisão foi dada no dia 18 de abril deste ano.

Francisco Jefferson vai responder pelo crime de tentativa de homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima). Se condenado, ele poderá pegar de 12 a 30 anos de prisão.

Foto: Divulgação/Polícia CivilFrancisco Jefferson da Silva Cruz, mais conhecido como "Anjo da Morte"
Francisco Jefferson da Silva Cruz, mais conhecido como "Anjo da Morte"

Pedido

Na petição apresentada pelo Ministério Público do Estado do Piauí, no dia 17 de abril, o promotor Rômulo Paulo Cordão pediu a procedência da denúncia para que Francisco Jefferson seja pronunciado e julgado pelo Tribunal Popular do Júri.

Denúncia

De acordo com a denúncia, por volta das 02h da manhã, do dia 22 de março de 2023, a vítima estava em uma mesa com outras pessoas no bar “Gela Guela”, localizado na Avenida São Sebastião, próximo à Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba.

Consta ainda que em outra mesa, estava Francisco Jefferson, na companhia de três mulheres, que eram: Suzana do Nascimento Gomes, vulgo “Sereia”, sua companheira, Ana Caroline Lins de Carvalho e Jordania Santos Carneiro de Brito.

Foto: GP1/Redes SociaisDesembargador Hilo de Almeida e o filho André de Almeida
Desembargador Hilo de Almeida e o filho André de Almeida

Conforme o apurado, André tentou abrir a porta do banheiro para urinar, todavia, já estava ocupado por Francisco Jefferson, que fechou a porta. Diante disso, a vítima se afastou e urinou fora do banheiro, atrás de uma planta, o que causou a indignação de Ana Caroline e Jordania, que passaram a xingá-lo.

O membro ministerial continuou relatando na denúncia que a vítima voltou para a mesa em que estava, sendo seguido pelas mulheres, ocorrendo outra discussão, que culminou na tentativa de agressão delas contra André. Contudo, Francisco Jefferson se aproximou e empurrou a vítima, naquele momento, ocorrendo uma brevíssima luta corporal.

“Todavia, abruptamente, o ora denunciado sacou de uma arma de fogo e efetuou um disparo contra André, em seu rosto, que caiu ao chão, despejando grande quantidade de sangue. Após o fato, todos empreenderam fuga, tendo o denunciado tomado o sentido do Bairro Pindorama, pelo acesso da Rua Santa Cecília”, diz trecho da denúncia.

Prisão

Francisco Jefferson foi preso, no dia 25 de março, no bairro Jardim Vitória, em Parnaíba. Ele estava com a esposa, Suzana do Nascimento Gomes, que está grávida.

Alta da UTI

Depois de quase um mês internado, André de Almeida Sousa e Silva teve alta da UTI do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), no dia 17 de abril.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.