Fechar
GP1

Piripiri - Piauí

Quartel do 12º BPM de Piripiri recebe atendimento de telemedicina

O comandante do batalhão explicou que cerca de mil pessoas serão beneficiadas com o novo serviço.

Divulgação/Ascom 1 / 3 Telemedicina propõe consultas e assistência à distância Telemedicina propõe consultas e assistência à distância
Divulgação/Ascom 2 / 3 Policiais demonstram consulta médica via teleatendimento Policiais demonstram consulta médica via teleatendimento
Divulgação/Ascom 3 / 3 Consulta médica via telecomunicação Consulta médica via telecomunicação

O 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Piripiri conta agora com um novo ponto de atendimento médico via teleconsulta. O serviço vai funcionar 24 horas e beneficiará cerca de mil pessoas, entre os próprios policiais militares, seus familiares e os alunos do Pelotão Mirim.

De acordo com o coronel Valter, Comandante do 12º BPM, o serviço já está funcionando e disponibiliza consultas médicas em várias especialidades, antes disponibilizadas apenas em unidades hospitalares.

“Piripiri foi a primeira cidade em que o Governo do Estado instalou a telemedicina nas localidades que têm Unidade Básica de Saúde (UBS). Um ponto de atendimento dentro do quartel, dentro do 12º BPM. É o primeiro quartel, a primeira instituição fora da área da saúde, que recebeu esse ponto. Cerca de mil pessoas serão beneficiadas com a telemedicina instalada”, disse o coronel.

Ainda segundo o comandante do 12º BPM, o quartel já possui uma equipe treinada para receber e auxiliar todos que precisarem do serviço. “Já temos o computador, que foi cedido pelo Governo do Estado para esse serviço, os policiais militares estão sendo treinados, já temos uma equipe treinada para receber as pessoas, para que elas possam receber o serviço de telemedicina”, completou.

O que é telemedicina?

A Telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações entre os profissionais de saúde e os pacientes. A palavra em si é empregada para descrever toda a atuação médica realizada à distância.

O processo não é usado apenas para atendimento assistencial, mas também pode contribuir para ações de educação em saúde, pesquisa e a própria troca de informações entre os profissionais da saúde.

Os atestados, laudos dos exames podem ser produzidos e entregues em formato digital, servindo como apoio importante para a medicina tradicional. Assim, um especialista pode contribuir com o diagnóstico ou tratamento que está sendo realizado por outro profissional em qualquer lugar do mundo. Basta que tenham acesso à internet e troquem informações.

A telemedicina já é aplicada no mundo todo, é segura, legalizada e está de acordo com a legislação e as normas médicas através do sigilo profissional, guarda e proteção de dados do atendimento, respeitando a Lei de Proteção de dados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.