Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Justiça nega liberdade a empresário envolvido no latrocínio da estudante Flávia Wanzeler

A decisão foi dada no último dia 12 de junho, pelo relator desembargador Erivan Lopes.

A 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí negou o pedido de habeas corpus do empresário Gustavo Soares Santos, acusado de envolvimento no latrocínio da jovem estudante de Medicina Flávia Cristina Wanzeler Sampaio. A decisão foi proferida no último dia 12 de junho pelo relator, desembargador Erivan Lopes.

O acusado é proprietário de uma barbearia e foi preso pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) no dia 31 de maio, em cumprimento a um mandado de prisão temporária. Gustavo é suspeito de ter encomendado o roubo do carro em que a vítima estava. Na decisão, o desembargador pontuou que a prisão temporária do acusado está bem fundamentada e que os indícios colhidos durante a investigação apontam sua participação em uma organização criminosa.

Foto: Reprodução/InstagramGustavo Soares Santos
Gustavo Soares Santos

“À primeira vista, a prisão temporária está devidamente fundamentada na presença de indícios de que o paciente possivelmente integra organização criminosa suspeita da prática do delito de latrocínio e na imprescindibilidade para as investigações, atendendo aos termos descritos na Lei nº 7.960/89. Além disso, é adequada à gravidade dos delitos, conforme os novos critérios estabelecidos pelo STF (ADI 4.109 e ADI 3.360), porquanto, trata-se de latrocínio, em tese, praticado no contexto de organização criminosa, tendo o paciente sido indicado como o locatário do veículo empregado ao apoio do grupo criminoso e como financiador/apoiador dos delitos”, destacou o desembargador na decisão.

Investigações

Conforme o DHPP, Gustavo Soares encomendava roubos de veículos na capital piauiense a fim de vendê-los nos estados do Maranhão e Ceará. Além disso, o acusado alugava carros para a prática dos assaltos, fornecia armas e alugava um imóvel no bairro Acarape, utilizado para guardar os veículos roubados. Lá, os criminosos clonavam as placas, produziam documentos falsos e os enviavam para fora do Estado.

Devido às investigações, que se ampliaram além do núcleo material do assassinato da estudante Flávia Wanzeler, o DHPP reuniu provas precisas contra uma quadrilha interestadual especializada em roubo de carros sob encomenda.

O crime

A estudante Flávia Cristina Wanzeler Sampaio foi assassinada durante uma tentativa de assalto no dia 12 de fevereiro de 2023, na zona leste de Teresina. A vítima e o namorado estavam em um carro Nissan Kicks de cor branca, no cruzamento das ruas Alecrim e Tomaz Tajra, quando foram interceptados por três homens que estavam em um automóvel modelo Renault Kwid, de cor azul.

Foto: Reprodução/InstagramFlávia Wanzeler
Flávia Wanzeler

Dois homens desceram do carro e o motorista permaneceu no interior do veículo. Na tentativa de escapar do assalto, o namorado de Flávia deu a ré, mas esbarrou no portão de uma obra e, nesse momento, um dos criminosos efetuou um único disparo, atingindo a estudante de Medicina no ombro, mas a bala acabou se alojando no coração da vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois, no Hospital São Paulo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.