Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Unidade especializada no tratamento de AVC do HGV recebe primeiro paciente

O superintendente da Sesapi, Dirceu Campelo, comentou sobre o papel da nova unidade do hospital.

Um paciente masculino de 40 anos, com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi o primeiro a receber os cuidados da 1ª Unidade Pública de AVC do Hospital Getúlio Vargas (HGV), nesta quarta-feira (14). O setor foi inaugurado há 3 dias.

O mecânico passou mal no trabalho e foi levado para a Unidade de Saúde do bairro Promorar, em Teresina, e regulado para a Unidade de AVC do HGV, onde a equipe já estava aguardando. O atendimento foi dentro da janela prevista, que é de 4 horas e 30 minutos, desde a apresentação dos primeiros sintomas da doença.

Logo que chegou ao HGV foi encaminhado para o setor de tomografia, onde foi realizado o exame e constatado um AVC hemorrágico. “Tivemos hoje o primeiro paciente para a unidade de AVC. O paciente foi atendido dentro do protocolo. Era AVC hemorrágico, por isso sem tem indicação de usar o trombolítico. Recebeu toda a assistência multiprofissional para minimizar danos neurológicos (sequelas)”, explicou o neurologista Franciluz Bispo.

Para o superintendente de alta e média complexidade da SESAPI, Dirceu Campêlo, a unidade de AVC do HGV começa a cumprir seu papel. "Com essa unidade, o HGV vai salvar muitas vidas graças aos equipamentos instalados e a equipe multiprofissional", afirmou.

A unidade de AVC conta com dez leitos e uma equipe especializada composta por neurologistas clínicos, neurocirurgiões, médicos clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.