Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Procon e Polícia Civil interditam postos durante operação em Teresina

O objetivo da ação foi fiscalizar aumento abusivo dos preços dos combustíveis, em especial, a gasolina.

Três postos de combustíveis que integram as redes Planalto, Cacique e Rede Mais foram interditados na manhã desta sexta-feira (18), durante uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC), e o Programa de Proteção ao Consumidor (PROCON).

O objetivo da ação deflagrada hoje foi fiscalizar aumento abusivo dos preços dos combustíveis, em especial, a gasolina, em razão do reajuste anunciado para as distribuidoras, que passou a valer somente nessa quarta (16), no entanto, vários postos de combustíveis de Teresina já estavam repassando o produto com preço alterado um dia antes do anúncio do reajuste.

Foto: DivulgaçãoProcon e Polícia Civil interditam postos durante operação em Teresina
Procon e Polícia Civil interditam postos durante operação em Teresina

Durante a fiscalização, o PROCON e a Polícia Civil foram a estabelecimentos das quatro maiores redes de postos de combustíveis da Capital e três deles foram autuados, em razão da reincidência na prática lesiva ao consumidor.

Em entrevista ao GP1, o chefe de fiscalização do PROCON, Arimatéia Arêa Leão, afirmou que os postos deverão permanecer fechados pelo prazo de 24 horas e, em caso de descumprimento, a Polícia Civil poderá responsabilizar os proprietários.

“Eles sempre elevavam os preços e o nosso coordenador do PROCON agora endureceu as medidas. Nós autuamos e, além disso, interditamos o posto como medida pedagógica e se ocorrer novamente, vamos aumentar o prazo. As bombas de gasolina comum e diesel S10 foram interditadas nesses postos reincidentes”, explicou o chefe de fiscalização do PROCON.

As ações de fiscalização serão permanentes, a fim de garantir a proteção ao consumidor, que tem sentido no bolso, como ressaltou o servidor público, Antônio Lucídio. “Abasteci hoje pela, em um posto na Avenida Zequinha Freire, e a gasolina estava R$ 6,09. Esse aumento de combustíveis a gente tem que ver com um olhar mais amplo porque tudo nesse país é transportado através do caminhão, então o frete aumenta, o supermercado também vai ter aumento e vai gerar inflação. É um impacto muito grande no orçamento, o que a gente esperava era que se estabilizasse mais um pouco essa situação, mas fomos surpreendidos com esse aumento que impacta muito no planejamento familiar", afirmou.

Confira a relação dos postos interditados

Posto Rede Mais (Avenida João XXIII – ao lado da Universal)
Posto Planalto (Localizado ao lado da UFPI)
Posto Cacique (localizado no cruzamento da Avenida Petrônio Portela com Avenida Duque de Caxias)

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.