Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Guarda Municipal anuncia paralisação nesta quarta em Teresina

Procurada pelo GP1, a Prefeitura de Teresina informou que não irá se manifestar sobre a paralisação.

Em consonância com outras categorias de Teresina, na busca por melhorias e condições de trabalho, os profissionais da Guarda Civil Municipal de Teresina, anunciaram uma paralisação nesta quarta-feira (06).

Os trabalhadores reivindicam regularização do plano de cargos, carreira, salários e estatuto da guarda civil municipal. Eles também denunciam perseguição e assédio moral supostamente por parte da Prefeitura de Teresina.

Foto: Lucas Dias/GP1Viaturas novas da GCM
Viaturas da GCM

Outras paralisações

Além dos guardas municipais, outras categorias paralisaram as atividades na Capital do Piauí. Os médicos que atuam na rede municipal de Teresina deram início, na manhã desta terça-feira (05), a uma paralisação que se estenderá até a manhã de quarta-feira (06). Eles estão reivindicando melhores condições de trabalho em um protesto que tem como ponto de concentração a sede do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), localizada na rua Vereador Luís Vasconcelos, no bairro São Cristóvão, zona leste da capital.

Os funcionários do Centro de Diagnóstico Raul Bacellar também anunciaram a paralisação dos serviços. Eles cobram equiparação salarial e gratificação laboratorial. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) está organizando um ato conjunto nesta quarta (06), às 8h, na Câmara Municipal de Teresina.

Foto: Divulgação/SindsermSindserm organiza ato com paralisações em Teresina
Sindserm organiza ato com paralisações em Teresina

Outro lado

O GP1 procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Teresina, que encaminhou uma nota na manhã desta quarta (06) informando que as escalas de trabalho dos GCMs são flexíveis e destacando que a proposta de estatuto está em análise. A prefeitura ainda ressaltou que está comprometida com a categoria, inclusive com investimentos envolvendo novos coletes e viaturas, além da promoção de cursos de qualificação para os profissionais.

Confira a nota na íntegra

Sobre as reivindicações apresentadas pela categoria, a Secretaria Municipal de Governo (Semgov), pasta que coordena a Guarda Civil Municipal de Teresina, esclarece que o efetivo trabalha com duas escalas diferenciadas. A primeira é de 24 horas por 120 horas, ou seja, trabalham um dia e folgam cinco dias. Já a segunda escala é de 12 horas por 60 horas. Com a reorganização, a população também teve ganho, pois foi possível ter mais viaturas na rua. Essas escalas são flexíveis e utilizadas de acordo com as necessidades operacionais da instituição, embora o concurso inicial tenha estabelecido uma carga horária de 30 horas.

Sobre o descanso, o padrão segue recomendação do Ministério Público. Para quem trabalha na escala de 24 horas, o descanso é de 1 hora para cada refeição. Além disso, foi acrescida mais 1 hora chamada de prontidão, por escolha da própria gestão.

Quanto ao estatuto da Guarda Municipal, a Prefeitura recebeu uma proposta inicial que estava em análise. No entanto, antes de ser finalizada, uma segunda e diferente proposta foi enviada à Prefeitura e ainda está em análise. A administração municipal está comprometida em garantir um estatuto que atenda às necessidades e expectativas dos membros da Guarda Municipal.

É importante ressaltar que a gestão do Dr. Pessoa tem demonstrado um forte compromisso com a Guarda Municipal. Foram adquiridos novos coletes e viaturas, além da promoção de cursos de qualificação, evidenciando o reconhecimento da importância do serviço prestado pela Guarda Municipal para a segurança e bem-estar da comunidade local. A Prefeitura continua dedicada a valorizar e fortalecer a atuação da Guarda Municipal durante sua gestão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.