Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DHPP confirma que blogueira Samynha era envolvida com PCC e tráfico de drogas

A execução da vítima foi 'decretada' pelo Tribunal do Crime da facção rival Bonde dos 40.

O Núcleo de Feminicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelou, na manhã desta quinta-feira (11), que as investigações sobre a execução da blogueira Samynha Silva, assassinada em outubro do ano passado, na Avenida João XXIII, trouxeram à tona que a morte da vítima foi 'decretada' pelo Tribunal do Crime do Bonde dos 40 por ela ter envolvimento com a facção criminosa rival, o Primeiro Comando da Capital (PCC).

A informação foi confirmada pela delegada Nathália Figueiredo, titular do Núcleo de Feminicídios. A autoridade policial acrescentou ainda que foi verificado a associação de Samynha Silva com a prática do crime de tráfico de drogas, pois durante buscas feitas na casa dela, foi encontrada uma prensa, instrumento usado para comprimir drogas. Dessa forma, o inquérito demonstrou que a execução de Samynha ocorreu em função da disputa entre as facções rivais com atuação na Capital do Piauí.

"Durante a investigação, constatamos que ela tinha envolvimento com a facção criminosa PCC, questão de tráfico de drogas também temos elementos que foram encontrados na casa da vítima durante busca na residência, onde foi encontrada uma prensa", detalhou a delegada Nathália Figueiredo.

Foto: Alef Leão/GP1Nathália Figueiredo, Delegada de Polícia Civil
Nathália Figueiredo, Delegada de Polícia Civil

Vídeo mostra blogueira executada fazendo símbolo do PCC

O GP1 obteve acesso às imagens que mostram Samynha Silva dançando e fazendo o símbolo do número "3" com a mão direita, em apologia às três letras da facção criminosa PCC. No vídeo, ela aparece consumindo bebidas alcóolicas em companhia de duas amigas em um salão de beleza.

Antes de ser morta, a blogueira Samynha Silva tinha cerca de 42 mil seguidores nas redes sociais e, três meses após a morte da vítima, o perfil dela no Instagram soma 70,9 mil seguidores.

Ela era bastante conhecida por se envolver em polêmicas, uma delas no mês de agosto de 2023, quando ela comemorou a votação no Supremo Tribunal Federal (STF), acerca da descriminalização do uso da maconha.

Bonde dos 40 comemorou morte da blogueira

Após o assassinato da blogueira, imagens e vídeos que circularam na Internet mostraram que, supostamente, membros da facção criminosa Bonde dos 40 comemoraram a execução de Samynha.

Além disso, fotos de Samya Silva foram à público com legendas em que são tecidas ameaças contra a vida da blogueira de Teresina.

Foto: Reprodução/InstagramPrint do Bonde dos 40 ameaçando Samya de morte
Print do Bonde dos 40 ameaçando Samya de morte

Prisão de seis membros do Bonde dos 40 por morte da blogueira

Na manhã desta quinta-feira (11), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu seis criminosos envolvidos na execução da blogueira Samynha Silva. Todos os presos fazem parte da facção Bonde dos 40 e foram identificadas, como: Davyd, Israel, Felipe, Francilda e Vitória.

O sexto preso Herbertt Isaque Rosendo Lima, mais conhecido como "Jibóia", morreu na tarde dessa quarta-feira (10), após passar mal na sede do Draco enquanto aguardava ser submetido a interrogatório.

O crime

Samynha Silva, foi perseguida e executada com pelo menos cinco tiros no final da tarde do dia 1º de outubro de 2023, na Avenida João XXIII, zona leste de Teresina. O crime aconteceu após a vítima sair do parque aquático Eldorado Country Club, situado no bairro São João, em companhia de mais duas amigas. Vídeos dos últimos momentos que antecederam o crime foram publicados por Yrla Silva, uma das amigas que estava com a blogueira.

Um vídeo captado por uma câmera de segurança flagrou o momento em que as três jovens estavam se deslocando na motocicleta pilotada por Samynha Silva, e foram perseguidas por um motociclista na rua Coronel Belisário Cunha, momentos antes da blogueira ser executada.

Samynha e as amigas foram alcançadas nas proximidades do restaurante Toca do Bode, na Avenida João XXIII, no bairro São João, zona leste de Teresina. Os criminosos dispararam várias vezes contra a vítima, que foi à óbito ainda no local do crime.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.