Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Delação premiada de Itallo Bruno abriu leque para novas investigações, diz delegado

Humberto Mácola disse que o influencer reconheceu a lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), revelou nesta terça-feira (23) que a delação premiada do influenciador Itallo Bruno, preso na Operação Jogo Sujo, deflagrada no dia 11 de janeiro, abriu um "leque para novas investigações".

Durante coletiva de imprensa realizada nesta manhã, o delegado também comentou que Itallo Bruno reconheceu a prática de lavagem de dinheiro, organização criminosa e jogos de azar. Durante a investigação foi descartada, no entanto, o envolvimento do acusado com facções criminosas.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Humberto Mácola
Delegado Humberto Mácola

“Diante da investigação a defesa realizou a colaboração premiada, prevista em lei, quando os investigados decidem colaborar com as investigações. Diante disso, o investigado abriu mão da totalidade dos bens, restando apenas alguns bens para garantir ressarcimento a eventuais e supostas vítimas, além de um bem de família. Ele reconhece a lavagem de dinheiro, organização criminosa e jogos de azar e abriu leque para novas investigações”, declarou Humberto Mácola.

O delegado ainda afirmou que a sociedade saiu ganhando com a delação do influencer. “Mas, os jogos de azar, lavagem de dinheiro e organização criminosa existia, contudo isso não será discutido em virtude dessa colaboração premiada que teve a participação do Ministério Público, a homologação do Poder Judiciário com sua regularidade, legalidade e voluntariedade e ao final quem ganha é a sociedade piauiense”, pontuou Humberto Mácola.

Itallo Bruno irá voltar a realizar "jogos de azar"

O advogado Lucas Villa, que defende o influenciador digital Itallo Bruno, contou que o acusado voltará a realizar jogos de azar, mas “dentro da lei”.

“Itallo vai poder voltar às redes sociais, ao Instagram, inclusive, com autorização para que ele retorne com suas rifas, desde que autorizado pelas autoridades competentes. Ele vai poder voltar a realizar os seus jogos de azar”, garantiu o advogado Lucas Villa.

Foto: Alef Leão/GP1Advogado Lucas Villa
Advogado Lucas Villa

"Aprendizado"

Ainda conforme o advogado, tudo que Itallo passou serviu de aprendizado e, que agora, ele fará tudo dentro da legalidade. “Foi um momento muito difícil para o Itallo e sua família, mas também foi um momento de amadurecimento, de aprendizado. Itallo é um rapaz humilde, de origem muito simples que começou batalhando a partir do zero e conseguiu crescer, mas crescer de forma amadora executando uma atividade que necessita de determinadas autorizações, ele agora retorna e vai poder explorar essa atividade novamente, mas dentro da lei, tudo regularizado para que ele possa novamente tocar sua vida”, afirmou Lucas Villa.

Foto: Reprodução/ InstagramInfluencer Itallo Bruno
Influencer Itallo Bruno

“Itallo retorna com sentimento de gratidão para com as autoridades do Piauí que tiveram o cuidado de ouvi-lo, de ouvir a sua defesa, e de possibilitar esse retorno e essa tentativa de dar a volta por cima. Ele tem agora toda perspectiva de vida para decolar novamente e agora dentro da lei”, pontuou o advogado.

Sem ligação com facção criminosa

O advogado falou ainda sobre o fato da polícia ter descartado o envolvimento de Itallo Bruno com facção criminosa. “Ficamos felizes por ter sido esclarecido que não há envolvimento de Itallo Bruno nem de ninguém da família dele com facções criminosas. Não havia nas rifas de Itallo, nos sorteios que ele promovia nada de dinheiro de facção criminosa, de tráfico, ele não tem qualquer relação com esse tipo de prática e isso ficou bem demonstrando”, destacou Lucas Villa.

“Claro que causa uma estranheza uma movimentação financeira tão grande advinda de sorteios feitos no Instagram, mas nós fornecemos à polícia as senhas e relatórios do aplicativo que Itallo usava para fazer a gestão de suas rifas e lá foi possível perceber que os valores que ele obtinha e que chegavam às contas dele eram provenientes da exploração da contravenção penal do jogo de azar, não havia patrocínio de facção criminosa”, declarou o advogado Lucas Villa.

Foto: Alef Leão/GP1Advogado de defesa Lucas Villa
Advogado de defesa Lucas Villa

“Houve uma transação que entrou no radar da polícia de uma pessoa ligada a facção criminosa, mas que era relacionada à compra e venda de um veículo que não foi feita diretamente pelo Itallo e ele sequer sabia que essa pessoa tinha qualquer envolvimento com facção criminosa e isso foi constatado pela polícia na investigação”, completou Lucas Villa.

parte desses valores retornarão para a sociedade em ações sociais em favor do autismo, das pessoas menos favorecidas”, garantiu Mácola.

Indiciamento

O delegado Alisson Macedo, da DRCI, indiciou o influenciador digital Itallo Bruno Nunes e Silva e outras 10 pessoas alvos da "Operação Jogo Sujo" acusados de explorar jogos de azar, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O inquérito foi concluído no último sábado (20).

Foto: Reprodução/ InstagramBlogueiro Itallo Bruno
Blogueiro Itallo Bruno

Além do influenciador foram indiciados: Emilly Christine Melo Brito (namorada de Itallo); Sâmia Camila Nunes e Silva (irmã de Itallo); Lucilene Nunes de Sousa (mãe de Samia e Itallo); Valdir Sousa e Silva (pai de Itallo); Kelton Douglas da Silva Moura; Rikelme de Franca Silva Soares Moura; Leticia Evellyn dos Santos Carneiro (ex-namorada de Itallo); Marcos Victor Pereira Silva (ex-contador de Itallo); Israel Veloso da Silva e Vinicius Alves da Silva Barbosa.

No mesmo relatório, a polícia deixou de indiciar o servidor da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Lucas Soares Campos de Carvalho; Thales Victor Costa, José Phablo Rangel Oliveira dos Santos e Paulo Henrique Araújo de Moura.

“Operação Jogo Sujo”

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, deflagrou a “Operação Jogo Sujo” nas primeiras horas do dia 11 de janeiro de 2024, em Teresina. O objetivo da ação foi reprimir os crimes de jogos de azar, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Foram expedidos 15 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em residências de suspeitos de obter vantagem ilegal por meio de jogos de azar, além da ocultação de patrimônios que teriam sido adquiridos por meio da prática de jogos.

Durante a investigação da polícia, foram identificadas grandes movimentações financeiras entre pessoas vinculadas a facções criminosas. A polícia ainda divulgou que os suspeitos estão sendo investigados pela prática de crimes, como o de organização criminosa, lavagem de dinheiro e jogos de azar, cujas penas de reclusão podem atingir até 18 anos de prisão.

Blogueiro dos “graus” e das rifas

Itallo Bruno acumula quase 680 mil seguidores no seu Instagram e é conhecido por ostentar motos de luxo, as quais faz manobras de empinar a roda dianteira, conhecido como “grau”. O blogueiro também divulgava rifas que prometiam prêmios de grandes valores, com sorteios de valor bem abaixo.

Por meio do seu perfil, ele realizava diversas publicações em viagens pelo Brasil e também fazendo o uso de veículos de alto valor financeiro. Constantemente, o influenciador postava e comentava sobre a compra de novos veículos para uso pessoal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.