Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia não constatou envolvimento de Itallo Bruno com facção criminosa

A informação foi confirmada pelo delegado Humberto Mácola, durante coletiva de imprensa, nesta terça.

Alef Leão/GP1 1 / 9 Coletiva de imprensa na Delegacia Geral Coletiva de imprensa na Delegacia Geral
Alef Leão/GP1 2 / 9 Advogado de defesa Lucas Villa Advogado de defesa Lucas Villa
Alef Leão/GP1 3 / 9 Delegado Humberto Mácola Delegado Humberto Mácola
Alef Leão/GP1 4 / 9 Delegado Geral Luccy Keiko e Delegado Alisson Macedo Delegado Geral Luccy Keiko e Delegado Alisson Macedo
Alef Leão/GP1 5 / 9 Delegado Geral Luccy Keiko Delegado Geral Luccy Keiko
Alef Leão/GP1 6 / 9 Coletiva de imprensa na Delegacia Geral Coletiva de imprensa na Delegacia Geral
Alef Leão/GP1 7 / 9 Delegado Alisson Macedo Delegado Alisson Macedo
Alef Leão/GP1 8 / 9 Delegado Alisson Macedo Delegado Alisson Macedo
Alef Leão/GP1 9 / 9 Delegado Humberto Mácola e advogado Lucas Villa Delegado Humberto Mácola e advogado Lucas Villa

A Secretaria Estadual de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil e da Superintendência de Operações Integradas, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (23) para anunciar, como antecipado pela coluna do jornalista Brunno Suênio, do Portal GP1, um acordo de delação premiada do digital influencer Itallo Bruno. O influenciador foi preso durante a “Operação Jogo Sujo”, no dia 11 de janeiro em Teresina, por acusações de promoção ilegal de jogos de azar, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Durante a coletiva, o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), afirmou que não foi confirmado o envolvimento de facção criminosa com o influenciador. “Verificamos a ausência de envolvimento em facção criminosa tanto do investigado [Ítallo Bruno] como da família, chegamos à conclusão que não existe. Existiu uma transação pontual entre o investigado e um membro [de uma facção] que não denota vínculo e participação [do influenciador com facção criminosa]”, disse.

“Mas, os jogos de azar, lavagem de dinheiro e organização criminosa existia, contudo isso não será discutido em virtude dessa colaboração premiada que teve a participação do Ministério Público, a homologação do Poder Judiciário com sua regularidade, legalidade e voluntariedade e ao final quem ganha é a sociedade piauiense”, pontuou Humberto Mácola.

Ainda conforme o delegado, os valores e bens abdicados por Itallo serão usados em favor da sociedade. “Os bens que o investigado abriu mão serão revertidos para a secretaria de segurança e o nosso secretario Chico Lucas já afirmou que grande parte desses valores retornarão para a sociedade em ações sociais em favor do autismo, das pessoas menos favorecidas”, garantiu Mácola.

Liberdade

Itallo Bruno foi solto pela Justiça nessa segunda-feira (22). De acordo com o advogado de defesa do influenciador, Lucas Villa, a coletiva foi realizada para prestar maiores esclarecimentos.

Indiciamento

O delegado Alisson Macedo, da DRCI, indiciou o influenciador digital Itallo Bruno Nunes e Silva e outras 10 pessoas alvos da "Operação Jogo Sujo" acusados de explorar jogos de azar, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O inquérito foi concluído no último sábado (20).

Além do influenciador foram indiciados: Emilly Christine Melo Brito (namorada de Itallo); Sâmia Camila Nunes e Silva (irmã de Itallo); Lucilene Nunes de Sousa (mãe de Samia e Itallo); Valdir Sousa e Silva (pai de Itallo); Kelton Douglas da Silva Moura; Rikelme de Franca Silva Soares Moura; Leticia Evellyn dos Santos Carneiro (ex-namorada de Itallo); Marcos Victor Pereira Silva (ex-contador de Itallo); Israel Veloso da Silva e Vinicius Alves da Silva Barbosa.

No mesmo relatório, a polícia deixou de indiciar o servidor da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Lucas Soares Campos de Carvalho; Thales Victor Costa, José Phablo Rangel Oliveira dos Santos e Paulo Henrique Araújo de Moura.

“Operação Jogo Sujo”

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, deflagrou a “Operação Jogo Sujo” nas primeiras horas do dia 11 de janeiro de 2024, em Teresina. O objetivo da ação foi reprimir os crimes de jogos de azar, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Foram expedidos 15 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em residências de suspeitos de obter vantagem ilegal por meio de jogos de azar, além da ocultação de patrimônios que teriam sido adquiridos por meio da prática de jogos.

Durante a investigação da polícia, foram identificadas grandes movimentações financeiras entre pessoas vinculadas a facções criminosas. A polícia ainda divulgou que os suspeitos estão sendo investigados pela prática de crimes, como o de organização criminosa, lavagem de dinheiro e jogos de azar, cujas penas de reclusão podem atingir até 18 anos de prisão.

Blogueiro dos “graus” e das rifas

Itallo Bruno acumula quase 680 mil seguidores no seu Instagram e é conhecido por ostentar motos de luxo, as quais faz manobras de empinar a roda dianteira, conhecido como “grau”. O blogueiro também divulgava rifas que prometiam prêmios de grandes valores, com sorteios de valor bem abaixo.

Por meio do seu perfil, ele realizava diversas publicações em viagens pelo Brasil e também fazendo o uso de veículos de alto valor financeiro. Constantemente, o influenciador postava e comentava sobre a compra de novos veículos para uso pessoal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.