Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Centro de Teresina recebe exposição de moda afrofuturista nesta sexta (26)

O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Cultura.

O estilista, rapper e compositor Preto Tipuá promove, nesta sexta-feira (26), o evento Obras Póstumas de Um Sentimento Vivo, uma experiência artística com performances musicais e lançamento de uma coleção de roupas baseada na moda afrofuturista. A exposição acontecerá às 19h, na Biblioteca Desembargador Cromwell de Carvalho, no Centro de Teresina.

O artista conversou com o GP1 e explicou que não se trata de um desfile convencional, mas de uma performance musical para apresentar o álbum homônimo ao evento, enquanto acontece a exposição de moda, com todas as peças, acessórios e penteados propostos na coleção. Além disso, ele explicou o que entende do termo afrofuturismo e porque resolveu usá-lo.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal Preto TipuáPreto Tipuá
Preto Tipuá

“A moda afrofuturista é um termo que quis trazer para essa coleção, porque afrofuturismo é uma vertente artística, filosófica, que traz conceitos e elementos da cultura africana em uma perspectiva de futuro. É uma forma de ressignificar algumas coisas e adaptá-las aqui na diáspora, onde ocorre a maior parte do movimento afrofuturista. Cuidamos também para tirar um pouco dos estereótipos, porque quando se pensa em moda africana, a maioria das pessoas lembra automaticamente em estampas, turbantes, etc., mas trouxemos um estudo aprofundado, sabendo que o continente africano é enorme”, enfatizou Preto Tipuá.

A estudante de moda, bordadeira e trancista, Sara Vieira, é uma das designers que assina a modelagem das peças que comporão a exposição. Ela explicou um pouco mais sobre o processo de criação das peças, que contou com a ajuda de sua tia, Delma Vieira, na costura. Confira abaixo.

“Eu pesquisei bastante. Foi minha primeira experiência de modelagem sem utilizar a técnica upcyling/customização. Então, junto com a minha tia, consegui fazer as modelagens pegando alguns exemplos da internet e modificando as medidas, em outras, a gente usou modelagens que a gente já tinha, porém fazendo os devidos ajustes para essa coleção”, destacou Sara Vieira.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal Sara VieiraSara Vieira
Sara Vieira

A designer também falou o que representa ter a chance de participar de uma coleção ainda no começo de sua carreira na área.

“É gratificante, é um momento marcante na minha caminhada em que estou iniciando como designer de moda. Cada experiência, tanto com a modelagem como desenhando os croquis foi um trabalho que exigiu bastante dedicação e tempo. Estou feliz por participar da primeira coleção da Oba, que é uma marca afro e que busca resgatar a nossa identidade através da moda e isso é inspirador. Tá sendo uma experiência sem igual trabalhar com os artistas locais da cena do rap daqui e agradeço por confiarem no meu trabalho”, ressaltou a estudante de moda, Sara Vieira.

Ficha técnica

MUSICAL

Composição: João Victor Barbosa

Intérprete: Preto Tipuá

Produção Musical: Quilombo Louco Beats, Lívio Nascimento, Zuca Beatz

MODA

Estilistas: Tipuá, Adara Lorena e Sara Vieira

Curadoria de Moda: Pérola, Adara Lorena e Anna Lumiar

Produção de Moda: Pérola, Adara Lorena e Sara Vieira

Produção Executiva: João Victor Barbosa e Érica Santos

Produção Geral: João Victor Barbosa

Design gráfico: Matheus Vieira

Make: Adara Lorena

Fotografia: O Poeta da Luz (Jonathan Dourado)

Apoio

O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Cultura (Secult), da Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí (Assaac-PI) e do Armazém Paraíba.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.