Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Pistoleiro procurado por assassinatos em série no Ceará é preso pelo DHPP em Teresina

O criminoso estava foragido e foi localizado em uma casa no bairro Aeroporto, zona norte da Capital.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu nesta quinta-feira (04) um pistoleiro identificado como Benedito Emídio da Costa, mais conhecido como Bené, 41 anos, no bairro Aeroporto, situado na zona norte de Teresina, acusado de uma sequência de homicídios sob encomenda, ocorridos no estado do Ceará.

Em entrevista ao GP1, o diretor do DHPP, delegado Francisco Costa, o Barêtta, informou que a prisão do pistoleiro aconteceu em cumprimento a quatro mandados de prisão por assassinatos cometidos no Ceará. Segundo a autoridade policial, Bené coleciona várias passagens pela polícia e já responde criminalmente por falsificação de documentos, uso de documentos falsos, roubo majorado e tráfico de drogas.

Foto: Reprodução/WhatsAppBenedito Emídio da Costa, mais conhecido como Bené
Benedito Emídio da Costa, mais conhecido como Bené

Investigações

A prisão de Benedito Emídio da Costa ocorreu após um intenso trabalho de levantamentos e investigações realizados pelo Núcleo de Inteligência do DHPP, a partir de informações compartilhadas pela Polícia Civil do Ceará, através da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS/CE, delegado Antônio Harley Alencar Alves Filho.

“O coordenador da Coordenadoria Central da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará entrou em contato conosco, pedindo ajuda para localizar e prender este indivíduo, porque obtiveram informações de que ele estava aqui em Teresina. Dada a periculosidade dele, ele já estava sendo procurado e, imediatamente, determinamos ao nosso Núcleo de Inteligência que fizesse os levantamentos necessários e identificamos que o Bené estava mudando de endereço, constantemente, mas mesmo assim nosso Núcleo de Inteligência identificou o local onde ele estava residindo há 3 meses. Inclusive, ele recebia de forma reiterada a visita de indivíduos suspeitos, fazia viagens ao interior do Piauí e voltava para esse local. Foi feito o levantamento e ontem foi operacionalizada essa diligência pela Delegacia de Homicídios – Norte, comandada pelo delegado Robert Lavor”, detalhou o Barêtta.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Francisco Costa, o Barêtta
Delegado Francisco Costa, o Barêtta

Prisão

Ainda conforme as informações relatadas pelo diretor do DHPP, a captura do pistoleiro aconteceu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (04), em uma ação orquestrada pela Delegacia de Homicídios Norte, comandada pelo delegado Robert Lavor.

Segundo o Barêtta, o criminoso teria afirmado que “não se entregaria facilmente para a polícia”. “A periculosidade dele é tamanha, que nos foi advertido pela Polícia Civil do Ceará, que ele dizia que não se entregaria facilmente para a polícia. Foi feito levantamento e isso demonstra o trabalho de integração entre as polícias, do Iapoque ao Chuí, e que criminosos podem praticar crimes em qualquer local do Brasil, que eles serão localizados e presos. E, aqui, estamos nesse exato momento demonstrando a força que tem a Polícia Civil em trabalhar na investigação e na localização de indivíduos, sejam eles foragidos de outros estados ou que cometam os crimes aqui no Piauí”, finalizou o delegado Barêtta.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Francisco Costa, o Barêtta
Delegado Francisco Costa, o Barêtta

Recambiamento

Após a prisão, Benedito Emídio da Costa foi conduzido para a sede do DHPP e, em seguida, encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina, de onde será levado para audiência de custódia. A Polícia Civil do Ceará será oficiada acerca da prisão para que seja dado procedimento ao recambiamento do acusado para o distrito da culpa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.