Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Adapi e Sefaz apreendem uma tonelada de camarão na BR 316 em Teresina

O veículo que transportava a carga vinha de Fortaleza, e apresentava diversas irregularidades.

Agentes de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apreenderem uma tonelada de camarão nesta sexta-feira (05). O material era transportado em um veículo sem refrigeração que vinha de Fortaleza e foi abordado pelo posto da Sefaz, localizado na BR 316, em Teresina.

Segundo informações dos agentes, foram constatadas diversas irregularidades no transporte e na nota fiscal da carga. Entre os problemas constatados estavam o desvio da rota declarada na nota fiscal e a falta de certificação sanitária. Diante do caso, uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) foi acionada para averiguar o conteúdo da mercadoria.

Foto: Divulgação/AdapiFiscais da Adapi constataram diversas irregularidades no transporte dos camarões
Fiscais da Adapi constataram diversas irregularidades no transporte dos camarões

Conforme o fiscal da Adapi, Márcio Chaves, o primeiro problema foi constatado em relação ao transporte dos camarões. “O veículo que transportava o pescado, estava sem refrigeração, e então foi encaminhado ao posto da Tabuleta para averiguação com os fiscais da Adapi. Na nota fiscal da carga, a origem constava de Fortaleza, e o destino tinha Picos, portanto constatamos desvio de rota, já que a carga foi abordada na entrada de Teresina. Essa foi só uma das irregularidades”, afirmou o fiscal.

Foto: Divulgação/AdapiDestruição de uma tonelada de camarão
Destruição de uma tonelada de camarão

Durante avaliação minuciosa, os fiscais também constataram que os camarões não tinham refrigeração e estavam sendo transportados em isopores reutilizados e sem gelo, o que representa um grande risco de deterioração do produto. Além disso, a falta de certificação sanitária, atestada pelos selos SIF ou SISBI, também pode representar um risco para os consumidores.

Foto: Divulgação/AdapiFiscais da Adapi
Fiscais da Adapi

Após a constatação das irregularidades, foi lavrado autos de multa de R$ 3.616, além da apreensão e destruição do produto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.