Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HU da UFPI vai realizar campanha de vacinação contra o HPV

A doença é silenciosa, e responsável pela maioria dos casos registrados de câncer no colo do útero.

Durante a primeira semana de março, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) irá realizar uma campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano, conhecido popularmente pela sigla HPV. A ação acontece entre os dias 04 e 08 do mês, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre a doença e do Dia Internacional da Mulher.

A campanha é realizada em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), e pretende atender até 500 pessoas, sendo o público alvo adolescentes de 09 a 14 anos, e pacientes oncológicos de até 45 anos. Durante esses cinco dias, serão disponibilizadas 100 senhas diárias, com a distribuição de 50 no turno da manhã e 50 no turno da tarde.

Foto: Divulgação/HU-UFPIMarço Lilás é período de conscientização e combate ao câncer de colo de útero
Março Lilás é período de conscientização e combate ao câncer de colo de útero

Para se vacinar, basta comparecer ao Hospital Universitário, localizado no bairro Ininga, zona leste de Teresina. É necessário também estar portando a carteira de identidade e a carteira de vacinação. O atendimento acontece a partir de 08h30 e segue até as 16h.

Vale salientar que o HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), e possui mais de 200 variações, e duas delas (16 e 18), são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, ao qual este mês também faz alusão à conscientização.

Nos casos não oncogênicos, a infecção pelo Papilomavírus causa a aparição de verrugas. No entanto, o HPV é uma doença silenciosa, e o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.