Fechar
GP1

Matias Olímpio - Piauí

TCE vai julgar contas e poderá deixar prefeito de Matias Olímpio inelegível

O Ministério Público de Contas apresentou parecer pelo julgamento de irregularidade das contas.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai julgar na próxima quinta-feira (07) as contas de gestão do prefeito de Matias Olímpio, Genivaldo Nascimento Almeida, mais conhecido como “Geno”, referentes ao exercício de 2021.

A Diretoria de Fiscalização da Administração (DFAM) identificou inúmeras irregularidades na prestação de contas, dentre elas: a) Ausência da comprovação da forma legal de contratação de prestadores de Serviços. b) Falha na comprovação das despesas com aquisição de pneus para veículos da prefeitura e suas secretarias. c) Ausência de documentação comprobatória do controle sobre os gastos com combustíveis e de peças de veículos pela Prefeitura. d) Aditivos contratuais irregulares sem a devida formalização legal.

Foto: Reprodução/WhatsAppPrefeito Geno
Prefeito Geno

A Divisão Técnica apresentou proposta de encaminhamento para que o prefeito seja compelido a corrigir as impropriedades identificadas e elencadas no relatório.

O Ministério Público de Contas apresentou parecer pelo julgamento de irregularidade, com a aplicação de multas previstas pelo TCE-PI e o acolhimento de todas as recomendações.

Por fim, o MPC opina pela comunicação ao Ministério Público para as providências cabíveis em relação às irregularidades constatadas.

Prefeito poderá ficar inelegível

Segundo a Lei de Inelegibilidades, o gestor que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente não pode candidatar-se a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

Outro lado

Procurado, nesta sexta-feira (01), o prefeito Genivaldo Nascimento não foi localizado pelo GP1. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.