Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DHPP detalha como agiram acusados de matar aluno dentro de escola em Teresina

Marciel Medeiros da Silva, de 18 anos, foi morto dentro escola na zona sudeste de Teresina, em fevereiro.

O delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), individualizou a conduta dos cincos acusados de participar da morte do estudante Marciel Medeiros da Silva, de 18 anos, no dia 22 de fevereiro, dentro do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, localizado no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina.

Até o momento três pessoas foram presas e um menor apreendido, de iniciais H. D. dos S. R., que é apontado como o autor do crime. Um segundo menor ainda está foragido.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Bruno Ursulino
Delegado Bruno Ursulino

Já estão presos Herverton Vinícius de Sousa Araújo, que auxiliou na fuga do autor do crime, e os irmãos gêmeos Samuel de Andrade Riotinto e Rafael de Andrade Riotinto, que estudavam na escola da vítima e repassaram informações sobre a rotina da dela, assim como o adolescente que ainda está foragido.

“Vamos ter o executor, três participes e o autor que deu a carona tanto na chegada como na fuga. Então, a gente consegue delinear o envolvimento de cada um. A gente consegue saber quem puxou o gatilho da arma, quem passou as informações de dentro da escola, mostrando o momento em que a vítima ia sair, a roupa que usava e por onde ele ia sair, e toda a rota de fuga”, explanou o delegado Bruno Ursulino.

Ainda conforme o delegado, os gêmeos e o adolescente foram os responsáveis por garantir que o homicídio se consumasse. “Eles [estudavam na escola] e como tinham as informações internas repassaram para os executores que não pertenciam aos quadros da escola atualizando sobre tudo que acontecia na saída, se não fosse essa atitude deles não seria possível a execução do aluno no interior da escola”, pontuou Bruno Ursulino.

Foto: Divulgação/PC-PISamuel de Andrade Riotinto e Rafael de Andrade Riotinto
Samuel de Andrade Riotinto e Rafael de Andrade Riotinto

“A gente sabe que existiam ameaças recíprocas entre a vítima e o executor que entendeu por bem antecipar a situação e programou todo esse levantamento. Inicialmente, ele quis livrar os outros que eram maiores, ele quis chamar para si a responsabilidade porque ele tem ciência que a culpabilidade em relação a ele é menor em relação aos outros, mas a investigação conseguiu demonstrar que todos estavam cientes, todo mundo sabia que as atitudes de cada um eram para tornar possível a ação do homicídio”, explicou o delegado Bruno Ursulino.

O delegado explanou ainda que o assassino conseguiu a arma minutos antes do crime e ficou em um local da escola aguardando o momento de agir. “A gente conseguiu demonstrar que meia-hora antes do crime o executor conseguiu ter acesso a essa arma junto com quem deu carona a ele, tanto que existem registros fotográficos. Eles se posicionaram em um ponto estratégico da escola onde eles imaginaram que ninguém ia perceber a movimentação deles, então eles chamaram todos os que eles tinham contato na escola para que se atualizassem do passo a passo da vítima e, diante das confirmações de que a vítima estava presente, da roupa que usava, local por onde saia e horário, eles se posicionaram e no momento oportuno executaram a vítima”, contou Bruno Ursulino.

Foto: Lucas Dias/GP1Menor apreendido acusado de matar aluno dentro de escola
Menor apreendido acusado de matar aluno dentro de escola

O crime

Marciel Medeiros da Silva, de 18 anos, foi executado a tiros dentro do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, na tarde de 22 de fevereiro de 2024, por volta de 17h30, no bairro Dirceu I, na zona sudeste de Teresina.

A vítima estava saindo da escola quando um criminoso adentrou na unidade escolar e assim que visualizou Maciel, efetuou os disparos de arma de fogo e logo depois, empreendeu fuga.

Uma câmera de segurança flagrou a execução do estudante. Segundo as imagens, o jovem está com uma calça, camisa, boné e mochila nas costas, caminhando em direção ao portão. Logo em seguida, aparece um homem de camisa vermelha, calção e capacete correndo ao encontro de Marciel e efetuando diversos disparos.

O estudante então cai próximo a uma motocicleta. Ele não resistiu e morreu no local. Após o crime, o bandido fugiu

Prisões dos acusados

Heverton Vinícius de Sousa Araújo, 25 anos, foi preso no dia 23 de fevereiro, no Parque Naylândia, acusado de participar da execução de Marciel. A prisão foi feita por policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com o apoio do Departamento de Narcóticos (DENARC).

Foto: GP1Herverton Vinicius de Sousa Araújo
Herverton Vinicius de Sousa Araújo

Segundo a Polícia Civil, Herverton Vinícius é integrando Primeiro Comando da Capital (PCC) e foi responsável por auxiliar na fuga do autor do crime.

Já na manhã dessa sexta-feira (15), o autor do crime, de iniciais H. D. dos S. R., foi apreendido e os irmãos gêmeos Samuel de Andrade Riotinto e Rafael de Andrade Riotinto foram presos também por envolvimento no homicídio. Há ainda outro adolescente que está foragido.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.