Fechar
GP1

Pedro II - Piauí

Último dia do SALIP2 é marcado por sucesso de público em Pedro II

“Foi um sucesso e já estamos na expectativa para as próximas edições”, disse a prefeita da cidade.

Depois de três dias de intensa programação, a segunda edição do Salão do Livro de Pedro II chegou ao seu desfecho no domingo, 24 de março. Durante todo o evento, o público pôde conferir palestras, shows, oficinas, apresentações culturais, amostras de dança e rodas de conversas com os autores.

A programação de domingo iniciou com a declamação da fábula de La Fontaine pela professora Margarete Gomes. Logo após, houve a palestra “Literatura de Infância” com a Professora Jasmine Malta, que trouxe conhecimento do universo literário do imaginário infantil ao público presente.

Foto: Divulgação/ AscomSegunda edição do Salão do Livro de Pedro II
Segunda edição do Salão do Livro de Pedro II

Em seguida, aconteceu a peça "Onde estará Chapeuzinho Vermelho?" com a Trupe de Teatro Urutau de Pedro II, no palco montado na praça Domingos Mourão Filho. A peça encantou e divertiu a plateia, de crianças, jovens e adultos.

Em seguida, por volta de 10h, houve a segunda Roda de Conversa, mediada pela professora Maria de Fátima Uchôa, com participação dos autores Lúcia Ana Melo, Lydiana D'Albuquerque, Apolinário Cunha, Gerciane Lima, Cleomar Leite, Rameiro Júnior e Claísse Sales.

Foto: Divulgação/ AscomO público pôde conferir palestras, shows, oficinas e apresentações culturais
O público pôde conferir palestras, shows, oficinas e apresentações culturais

A terceira roda de conversa foi mediada pelo professor Ernâni Getirana, e contou com os autores Deyse Benício, Yoman Malaquias, Aldenira Martins, Marcus Silvertani, Ivoneide Uchôa e Margarete Gomes.

Ao final, houve ainda as premiações simbólicas para os melhores estudantes de escolas do município participantes de concursos nos gêneros poesia, prosa e desenho artístico.

Foto: Divulgação/ AscomApresentações culturais
Apresentações culturais

No gênero poesia (Concurso de Poesia “Poeta Valdemar Nunes”) ganhou o estudante Rayenderson de Sousa Araújo, do 9° ano da Escola Municipal Anexo José Teixeira Santos, da diretora: Jéssica Zair. No gênero prosa (Concurso de Redação “Dra. Eugênia Oliveira”), ganhou o estudante Mateus Fortunato, do 9° ano da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber, da diretora: Núbia Galvão. No gênero desenho artístico (Concurso de Desenho “Profa. Raimunda Carvalho”), ganhou a estudante Maria de Sousa Moreira, do 9° ano da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Angela-EMTISA, da diretora Solange Andrade.

O encerramento do SALIP2 se deu com a fala da Comissão Organizadora, por meio da secretária municipal de Educação, Helany Max; do vice-presidente da APLA, Ernâni Getirana; do representante da Academia Piauiense de Letras, Wilson Brandão; e da prefeita de Pedro II, Betinha Brandão. Todos enalteceram a fundamental importância da reinserção do SALIP2 no calendário anual de eventos do município para o verdadeiro estímulo e incentivo à literatura, às artes e à cultura letrada.

“O sentimento é de gratidão a todos os participantes do II Salão do Livro de Pedro II, o nosso SALIP2. O evento foi um sucesso, realizado com muito carinho pela Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura, com apoio da Academia Pedrossegundense de Letras e Artes e Academia Piauiense de Letras. Agradecemos também a presença e apoio da Universidade Federal do Piauí, que trouxe a Orquestra Sinfônica e Coral, bem como os professores participantes; e à Fundação Quixote, que organiza o SALIPI em Teresina. O evento foi um sucesso e já estamos na expectativa para as próximas edições”, finalizou a prefeita Betinha Brandão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.