Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Defesa de assassino do dono da Medley Academia pede redução de pena no TJ

Recurso foi encaminhado para a 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí.

A defesa de Leandro Rodrigues de Sousa, representada pela Defensoria Pública do Piauí, apelou da sentença de 33 anos, 8 meses e 13 dias de reclusão pelo latrocínio contra o empresário Macelo Henrique Amorim da Silva, dono da Medley Academia, proferida pela 7ª Vara Criminal da Comarca de Teresina.

No recurso, foi solicitada a redução da pena, a absolvição por insuficiência de provas, o afastamento da valoração das circunstâncias do crime, o afastamento do emprego de arma de fogo, a isenção das custas processuais e a redução ou parcelamento da pena de multa.

Em resposta à apelação, o Ministério Público do Piauí defendeu a manutenção da sentença original e argumentou contra todos os pontos levantados pela defesa de Leandro Rodrigues de Sousa, pedindo que a sentença seja mantida em todos os seus termos.

Foto: Divulgação/Polícia CivilLeandro Rodrigues de Sousa
Leandro Rodrigues de Sousa

Recurso foi negado

O recurso foi julgado pela 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, que teve como relatora a juíza convocada Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias. Em seu voto, a magistrada concordou com o parecer ministerial para manter a condenação. O acórdão do colegiado foi publicado no último dia 26 de março.

Após voto da relatora, os componentes da 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, em unanimidade, conheceram o recurso, mas negaram provimento, mantendo a sentença proferida pela 7ª Vara Criminal da Comarca de Teresina.

Condenação

Cinco anos depois do crime, Leandro Rodrigues de Sousa, acusado de matar o empresário Macelo Henrique Amorim da Silva, dono da Medley Academia, foi julgado e condenado a 23 anos pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). A sentença da juíza Valdênia Moura Marques de Sá, substituindo o juiz titular da 7ª Vara Criminal Teresina, foi dada no dia 3 de julho de 2023.

O acusado confessou o crime em juízo, mas afirmou que não queria matar o empresário. A juíza então condenou o réu a 23 anos e 4 meses de reclusão pelo crime de latrocínio contra o empresário, além de 10 anos, 4 meses e 13 dias de reclusão pelo crime de roubo praticado no Posto Jacuturu, logo após o assassinato de Macelo Henrique totalizando assim 33 anos, 8 meses e 13 dias de prisão.

O latrocínio

O empresário Macelo Henrique, de 43 anos, então proprietário da Medley Academia, foi assassinado durante um assalto na frente do seu estabelecimento, na Avenida Gil Martins, zona sul de Teresina, no dia 9 de julho de 2018.

De acordo com o 1º Batalhão da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o acusado estava com uma arma na mochila e anunciou o roubo contra o empresário, que devido à abordagem, fez um movimento brusco. Após isso, o acusado encostou a arma no peito de Macelo e efetuou um disparo.

Foto: Instagram/Macelo HenriqueMacelo Henrique
Macelo Henrique

Logo depois, o criminoso conseguiu fugir do local utilizando o veículo do empresário modelo Toyota Etios. A vítima chegou a ser socorrida por funcionários e clientes da academia até o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas durante o trajeto não resistiu e foi a óbito.

Depois do crime, Leandro Rodrigues de Sousa, na companhia de mais três comparsas, cometeram um assalto em um posto de combustíveis na zona sul de Capital, utilizando o veículo de Macelo Henrique Amorim da Silva, que logo depois foi localizado incendiado na região do bairro Porto Alegre.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.