O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta segunda-feira (8), uma plataforma pública com a lista dos 216 foragidos mais procurados do país. Entre eles, oito são do Piauí e aparecem no levantamento por envolvimento com organizações criminosas e outros delitos considerados de alta periculosidade.
Os piauienses incluídos na relação são Antônio Flávio dos Santos Mendes, Calor Acacio Freitas dos Santos, Emanuel da Costa Lima, Micael do Nascimento Silva, Mizael da Conceição Silva Barbosa, Raimundo de Brito Machado, Robervani Lima Machado Ferro e Stenio Igor Gomes dos Santos. Segundo o Ministério da Justiça, a seleção leva em conta a existência de múltiplos mandados de prisão e a atuação interestadual dos investigados.
A nova plataforma integra o Programa Captura, iniciativa voltada à identificação, localização e prisão de criminosos considerados prioritários. A proposta é ampliar a troca de informações entre os estados e incentivar a participação da população no processo de localização dos alvos. O governo federal reforçou que denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 190, 197 e 181.
No site, os cidadãos encontram fotos, dados e situação processual de cada foragido. A orientação é informar aos canais oficiais que o nome denunciado integra a lista dos mais procurados do Ministério da Justiça, garantindo que a informação seja encaminhada às equipes responsáveis pela busca.
Caroline Vitorino
Ver todos os comentários | 0 |