Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Paralimpíadas Escolares Piauiense 2025 reúne 137 atletas

Participam atletas de 72 escolas estaduais e municipais, particulares e IFPI, entre 11 e 17 anos.

As Paralimpíadas Escolares Piauienses 2025 deram oficialmente seu pontapé nessa sexta-feira (11). Na ocasião, cerimônia de abertura da etapa estadual da competição em Teresina, sendo promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com as secretarias da Educação (Seduc) e da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

A competição é realizado anualmente e integrada desde 2023 aos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). Neste ano, as Paralimpíadas Escolares Piauienses reúne 137 atletas de 72 escolas distribuídas em 20 municípios do estado. A disputa será entre jovens de 11 e 17 anos, oriundos de escolas públicas estaduais, municipais e particulares, além do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

As Paralimpíadas Escolares Piauienses 2025 contarão com cinco modalidades: atletismo (110 atletas), tênis de mesa (15), natação (8), parabadminton (5) e bocha (1). Sendo o tênis de mesa uma novidade no evento deste ano. Os classificados representarão o Piauí na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que ocorrerá em novembro, em São Paulo (SP).

Durante a cerimônia de abertura, autoridades estaduais, representantes de instituições e atletas celebraram o fortalecimento da política pública voltada ao esporte inclusivo. A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou o ineditismo do momento e o compromisso do Governo do Estado com a inclusão através do esporte.

“Hoje, pela primeira vez, temos o lançamento oficial das Paralimpíadas Escolares. Vocês merecem esse momento e essa oportunidade. O governador Rafael Fonteles vem investindo fortemente no esporte paralímpico por ele saber que temos que oportunizar a todos. A gente vem trabalhando com toda essa equipe aqui presente para que a gente possa sempre crescer e garantir que vocês estejam inseridos cada vez mais no esporte”, destacou a secretária.

Representando a Secretaria da Educação, a superintendente Viviane Farias reforçou a evolução da iniciativa ao longo dos anos. “Cada ano são jogos maiores. Tanto os Jogos Escolares como as Paralimpíadas se superam. As escolas estão cada vez mais com atividades esportivas, incentivando momentos como esse que esses estudantes vão viver aqui”, ressaltou.

Já o secretário da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, destacou o papel transformador do esporte. “O crescimento das Paralimpíadas mostra a importância do esporte na vida das pessoas com deficiência, como instrumento de inclusão e reabilitação. As pessoas encontram no esporte uma forma de melhorar sua autoestima, de mostrar que somos capazes. Precisamos apenas de uma oportunidade.”

O evento também contou com a presença de representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), como Felipe Barboza, supervisor de desenvolvimento esportivo, que ressaltou o impacto das ações integradas. “A parceria das secretarias é essencial para que essas políticas públicas saiam do papel e cheguem até esses adolescentes. A participação de dezenas de municípios é uma honra. Temos investido muito no acesso paralímpico para essa faixa etária, que há pouco tempo não tinha esse acesso. Queremos estar presentes nesse crescimento do estado do Piauí", destcaou Felipe Barboza.

Entidades como APAEs, Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe) também marcaram presença. Para Keyla Linez, membro do Conselho Fiscal da Apae, a emoção é o reflexo de uma caminhada de resistência. “Desde o início sabemos da luta que foi. Não foi fácil. Porém, não desistimos e conseguimos. Hoje, estamos aqui, com esse número gigantesco de atletas. Para nossos alunos, o esporte é mais do que vida, é a missão deles.”

A presidente da Federação das APAEs do Estado do Piauí, Vitória Régia, afirmou que a parceria com o evento tem sido fundamental. “Essas Paralimpíadas estão fazendo a diferença nas APAEs. São momentos de muita alegria, tanto para os alunos como para os professores. A gente se prepara para esse momento.”

Thiago Parente, representante do Sinepe, reforçou o valor simbólico do evento. “As Paralimpíadas não são somente esporte, mas a celebração da força da inclusão. Boa sorte para quem conseguir os índices de ir para São Paulo.”

Já o diretor do IFPI, Emmanuel Moraes, pontuou o papel do evento na construção de uma sociedade mais justa. “A importância dessa inclusão vai além dos atletas. É para toda a sociedade. Para que a gente possa crescer como povo, como atletas, como estudantes.”

Entre os atletas participantes, a emoção e o orgulho de representar suas escolas marcaram a noite. O jovem Kaio Lopes, de Valença, da Escola Maria Antonieta, estreante na competição, expressou o esforço envolvido. “Chegar aqui foi muito esforço e muito treinamento. Treino quatro vezes por semana.”

Já a atleta Maria Anaíze, da APAE de José de Freitas, veterana nas pistas, vibrou com a nova participação. “Já participei e vim de novo!”, disse com entusiasmo.

As Paralimpíadas Escolares Piauienses 2025 segue, neste sábado (12), com as disputas ocorrendo no setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.